NoticiasDireito Penal

Adolescente com autismo foi executado pelo Tribunal do Crime, diz DHPP

O delegado explicou que os exames médicos confirmaram o diagnóstico de autismo de jovem assassinado

Em uma entrevista ao G1, o delegado Francisco Costa, conhecido como Barêtta, relatou que Erieldson Ribeiro Costa, um adolescente de 14 anos que foi morto a tiros em 21 de junho, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA) e não compreendia totalmente os riscos envolvido na disputa entre facções criminosas em sua área de residência, localizada na Zona Norte de Teresina. O delegado explicou que os exames médicos confirmaram o diagnóstico de autismo, o que levou a acreditar que o adolescente não tinha total consciência da divisão territorial entre as facções e das regras impostas por esses grupos criminosos.

Leia mais:

Crime virtual: entenda a importância da proteção dos dados pessoais

Você vai ficar surpreso ao saber como as máfias funcionam

canalcienciascriminais.com.br adolescente com autismo foi executado pelo tribunal do crime diz dhpp
Fonte: Portal O Dia

Segundo Barêtta, no dia em que foi sequestrado, Erieldson estava acompanhado de um amigo e ambos passaram em frente à casa de um dos suspeitos, que fez uma ameaça velada. Enquanto o amigo sentiu a ameaça e fugiu correndo, Erieldson não compreendeu a situação e seguiu para jogar futebol. O delegado explicou que essa fala era, na verdade, um alerta de que eles estavam adentrando o território da facção rival ao bairro em que moravam, conhecidos como Água Mineral, e estavam entrando no bairro Buenos Aires. Como Erieldson não ouviu o aviso, ele seguiu para o local e foi sequestrado pouco depois.

A mãe do adolescente, Poliana Oliveira, assistiu ao vídeo do filho sendo assassinado

canalcienciascriminais.com.br adolescente com autismo foi executado pelo tribunal do crime diz dhpp adolescente
Fonte: GP1

O carro utilizado no sequestro, dirigido por Filipi Oliveira Silva, apelidado de ‘Manga Rosa’ e preso em 5 de julho em Anísio de Abreu, foi apreendido pela Polícia Civil e passará por perícia. O veículo pertence à mãe de Everton Rodrigo Pedreira Santos, conhecido como ‘Congo’, outro suspeito do crime que está foragido. A mãe do adolescente, Poliana Oliveira, ficou profundamente abalada ao lembrar que assistiu ao vídeo do filho sendo assassinado. Segundo ela, o menino saiu de casa com amigos naquele dia para jogar futebol.

O vídeo mostra o jovem sentado no chão em uma área cercada de vegetação. Enquanto alguém filma a cena, outra pessoa segura uma arma apontada para Erieldson. Ele suplica para não ser morto, mas é baleado várias vezes e cai no chão. O corpo do adolescente foi encontrado no dia 22 de junho.

Fonte: GP1

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo