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Alerta vermelho em Minas Gerais: Crimes cibernéticos disparam e o estado se torna o 3º mais afetado do país

No mês de março, os crimes cibernéticos somaram mais de 24 mil ataques contra consumidores e empresas em Minas Gerais, visando a fraude e roubo de identidades. O estado ocupava a terceira posição como alvo mais frequente no país, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses dados foram divulgados pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

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Em todo o Brasil, foram registradas 272.792 pesquisas, o que indica quase um crime de golpe a cada 10 segundos no país. Comparado ao mês anterior, houve um aumento de 15,2% nas tentativas, mas em relação ao mesmo período do ano passado (março de 2022 em comparação a março de 2023), houve uma queda de 30%.

O setor de crimes cibernéticos mais afetado pelas tentativas de fraude em março foi o de “Bancos e Cartões”, representando 46,7% do total. Em segundo lugar ficou o setor de Serviços, com 27,2% das tentativas, seguido pelas empresas Financeiras (20,5%), de Varejo (4,2%) e Telefonia (1,4%).

Quanto à distribuição geográfica, São Paulo foi o estado mais impactado, com 84.155 possibilidades de golpes registrados em março deste ano. Em seguida, estavam o Rio de Janeiro (27.562), Minas Gerais (24.807), Paraná (19.657) e Rio Grande do Sul (14.738).

Especialistas da Serasa Experian fornecem orientações para se proteger dos crimes cibernéticos

Aqui estão algumas orientações dos especialistas da Serasa Experian para se proteger dos crimes cibernéticos:

Para consumidores:

  • Certifique-se de que seus documentos, celulares e cartões sejam seguros e protegidos com senhas fortes para acessar aplicativos.
  • Esteja atento a ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Cibercriminosos muitas vezes usam nomes de lojas conhecidas para tentar invadir seu computador. Eles aproveitam e-mails, SMS e réplicas de sites para obter informações pessoais, dados de cartão de crédito e senhas do comprador.
  • Tenha cuidado com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas inseguras que infectam os dispositivos com vírus sem o conhecimento do usuário.
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativos bancários, Internet Banking ou agências.
  • Nunca forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.
  • Antes de fazer downloads para amigos ou parentes, verifique através de uma ligação ou provavelmente se realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.
  • Ao inserir suas informações pessoais e dados de cartão, tenha certeza de que está em um ambiente seguro.
  • Monitore regularmente seu CPF para garantir que não tenha sido vítima de um crime de fraude relacionada ao Pix.
Alerta vermelho em Minas GeraisCrimes ciberneticos disparam e o estado se torna o 3o mais afetado do pais
Fonte: O globo

Com o aumento da adoção de canais digitais pelos consumidores, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções antifraude e tecnologias avançadas ao longo da jornada do cliente, para garantir a segurança da operação sem prejudicar a experiência integrada.

Um exemplo disso é o Serasa Experian, que oferece soluções inteligentes e modulares, juntamente com uma equipe de especialistas, para proporcionar uma experiência segura e sem problemas ao cliente final.

É importante contar com plataformas de pagamento online ao atuar no ambiente virtual, seja oferecendo serviços ou vendendo produtos. A empresa deve dar máxima atenção aos pagamentos, adotando uma abordagem que combine velocidade no processamento das transações com segurança.

Realizar uma análise de compras mais caras é uma prática que pode reduzir significativamente o risco de crime cibernético. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando cuidadosamente as informações do cliente e os dados fornecidos.

Uma maneira de garantir a segurança desse tipo de transação é entrar em contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar os dados ou a própria compra. Embora essa avaliação possa prolongar o processo de venda, ela é essencial para proteger o negócio contra os crimes de fraude.

Verificar os cadastros é essencial para fortalecer a segurança das operações online. Ter acesso a um cadastro atualizado dos clientes, no qual seja possível verificar a veracidade das informações fornecidas durante uma compra, é outra estratégia para reduzir os riscos ao vender. A confirmação cadastral pode identificar facilmente tentativas de fraude, detectando situações suspeitas, como inconsistências nos dados do cliente em relação a outras bases de dados.

Verifique as informações do seu cliente. Compreender quem é o cliente é, indubitavelmente, uma das formas mais eficazes de prevenir crimes cibernéticos.

Ao analisar o histórico do consumidor no mercado, verificar o status do seu CPF ou CNPJ, conhecer seus padrões de comportamento e identificar possíveis pendências em seu nome, a empresa pode avaliar de maneira mais fácil e segura os riscos envolvidos em uma transação.

Fonte: HOJE EM DIA

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

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