Noticias

Chocante: Mais de 200 estudantes sequestrados em ataque armado a escola na Nigéria

Homens armados sequestram mais de 200 estudantes na Nigéria

Em um aterrador atentado à educação, mais de 200 alunos voltaram a ser alvos de sequestradores em um assalto armado a uma escola na Nigéria. O ato brutal ocorreu nesta quinta-feira (7)e é um dos maiores incidentes de sequestro nos dois últimos anos neste país do oeste africano.

Chocante: Mais de 200 estudantes sequestrados em ataque armado a escola na Nigéria
Imagem: Reprodução

Leia mais:

Tenente acusado em morte no trânsito busca acordo penal: entenda o caso

Carro de deputado estadual Márcio Gualberto (PL) é alvejado na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Sequestros em massa na Nigéria

Os sequestros em massa praticados para obtenção de resgate são comuns na Nigéria, o país mais populoso da África. Em especial, centros educacionais são alvos frequentes desses atentados, embora essas ações tenham diminuído nos últimos anos. Autoridades do estado de Kaduna confirmaram o ataque em uma escola Kuriga, embora ainda estejam trabalhando para contabilizar o número exato de reféns.

O incidente ocorreu quase uma década após os extremistas do grupo Boko Haram sequestrarem mais de 250 alunas de uma escola em Chibok, nordeste da Nigéria, uma ação que infundiu indignação em nível global.

Os detalhes do ataque aos estudantes

Em um relato aterrador dos eventos, Sani Abdullahi, um dos professores da escola GSS Kuriga, disse que alguns funcionários e estudantes conseguiram escapar durante o ataque enquanto os criminosos disparavam para o alto. Ele declarou: “Estamos tentando determinar o número real de crianças sequestradas”.

Muhammad Adam, um residente local, deu um relato semelhante do sequestro em massa. Segundo ele, “mais de 280 foram sequestrados. No início, pensamos que eram 200, mas depois de uma contagem detalhada, estabelecemos que o número de crianças sequestradas é superior a 280”.

Uba Sani, governador do estado de Kaduna, declarou que no momento o número exato de crianças ou estudantes sequestrados é desconhecido. Ele afirmou, entretanto, que “nenhuma criança será abandonada”.

Pleitos por segurança

Os moradores apelaram ao governo por mais segurança, pedindo medidas mais eficazes para proteger as escolas e garantir a segurança dos estudantes. A Anistia Internacional, uma organização de direitos humanos, condenou veementemente os sequestros em Kaduna.

Eles instaram as autoridades a proteger as escolas de maneira mais eficiente. De acordo com a organização, as escolas “devem ser locais seguros, e nenhuma criança deveria ter que escolher entre sua educação e sua vida”.

Nos últimos anos, centenas de estudantes foram sequestrados no nordeste e no centro da Nigéria. Muitos foram liberados após o pagamento de resgates, após passar semanas ou meses em cativeiro. Mais de 100 mulheres continuam desaparecidas no nordeste do país desde a semana passada, após um sequestro em massa atribuído a jihadistas.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo