Noticias

Fuga em massa: Gangues libertam 4 mil prisioneiros em ataque audacioso à prisão no Haiti

Gangues invadem prisão no Haiti e causam fuga em massa de detentos

O Haiti vive uma onda de tumulto e caos, com gangues armadas invadindo a prisão nacional de Porto Príncipe e possibilitando a fuga de milhares de detentos, um incidente intolerável que destaca a instabilidade política paralisante e a crescente influência de grupos criminosos no país caribenho.

Caos sem precedentes na prisão de Porto Príncipe

Um dos incidentes mais dramáticos a agitar o país ocorreu no fim de semana, quando um bando de criminosos invadiu a prisão nacional de Porto Príncipe, resultando na fuga de um número indeterminado de presos. A informação veio à tona por meio de um comunicado divulgado pela embaixada francesa na capital haitiana.

canalcienciascriminais.com.br fuga em massa gangues libertam 4 mil prisioneiros em ataque audacioso a prisao no haiti manifestante

Leia mais:

Situação de tensão em prisão Gameleira II: Prisioneiros danificam celas e incitam revolta

‘Se hoje eu vivo é por causa dele’, desabafa mãe de Eliza Samudio sobre o amor pelo neto – Assista ao emocionante depoimento!

No alerta, as autoridades francesas apelaram para que se evitem deslocamentos na região, indicação clara da gravidade do incidente e da atmosfera de insegurança prevalecente no país.

O Sindicato da Polícia Nacional do Haiti emitiu uma mensagem em crioulo nas redes sociais, convocando todos os oficiais e militares que possuíam veículos, armas e munições a rumarem até a prisão para reforçar a segurança. Eles esperam conter o caos e evitar uma situação ainda mais grave.

Fugitivos perigosos: Uma nova onda de medo no Haiti

As consequências desse incidente são particularmente preocupantes, tendo em vista que entre os presos que fugiram estão ‘membros importantes de gangues muito poderosas’, de acordo com o jornal local Gazeta do Haiti. Em uma realidade ainda mais alarmante, a penitenciária é conhecida por abrigar tanto criminosos comuns quanto líderes de facções criminosas e os acusados do assassinato do presidente haitiano, Jovenel Moïse, em 2021.

Desta forma, a fuga de tais personagens é um prato cheio para o aumento da violência e desestabilização ainda maior da ordem pública no Haiti.

Preparação prévia para o ataque à prisão

O ataque à prisão, a principal do país, parece ter sido um ato cuidadosamente orquestrado. Segundo relatos da mídia local, os atacantes usaram drones para espionar a prisão desde a última quinta-feira, dias antes do ataque. Esta preparação prévia sugere uma ação estratégica e bem planejada, elevando ainda mais a ameaça que essas gangues representam à segurança e à estabilidade do Haiti.

A medida que o país lida com este ataque sem precedentes e os contínuos desafios de segurança, a necessidade de uma abordagem efetiva e sustentada para neutralizar a ameaça das gangues e restaurar a ordem está mais evidente do que nunca.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo