Noticias

Governo de MG edita publicação que fala em ‘crimes’ de Tiradentes

O governo de Minas Gerias resolveu editar uma publicação feita nas redes sociais na última sexta-feira (21), em que chamava de crimes contra a Coroa Portuguesa os atos de resistência da Inconfidência Mineira.

O trecho original do texto que causou polêmica entre os internautas e levou a deputada estadual Lohanna França a questionar o governador Romeu Zema, dizia:

“Temendo as consequências do golpe à Coroa Portuguesa, os inconfidentes não confessaram seus crimes. O único a fazê-lo foi Joaquim José da Silva Xavier, que tornou-se o Mártir Tiradentes ao receber a pena mais dura, em 21 de abril de 1792.”

governo
Mensagem publicada pelo governo de Minas Gerais

Leia mais:

Chocante! Cabana 28: A horripilante cena de crime sem solução que abalou a família Sharp!

Igor Rickli aciona polícia após ameaças de morte à família durante BBB23

Governo Mineiro altera publicação sobre Tiradentes após críticas de internautas

A publicação mencionada foi feita durante a tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto, na região Central do Estado. Porém, o texto motivou uma série de críticas de internautas, parlamentares e jornalistas.

A jornalista Miriam Leitão, por exemplo, usou seu perfil no twitter para compartilhar o texto do governo e questionar: “O governo de Romeu Zema é capaz de escrever isso, que a Conjuração mineira foi golpe à coroa portuguesa e que os inconfidentes “não confessaram seus crimes”. Que crimes???

Já a deputada Lohanna França questinou o governador mineiro e disse: “você está chamando Tiradentes e os Inconfidentes de golpistas e criminosos? É isso mesmo?”

Após a repercussão, o governo retirou do texto original a palavra ‘crimes’ e trocou por ‘atos’.

Fonte: Itatiaia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo