Noticias

Operação ‘Escola Segura’ registra 400 prisões e apreensões no país; entenda do que se trata

Operação Escola Segura: Balanço aponta a prisão de 400 pessoas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou o balanço da Operação Escola Segura. Este projeto, lançado em abril deste ano, tem como objetivo combater o crescimento dos ataques a escolas em todo o país. Até o momento, resultados impressionantes foram alcançados. Além da detenção de 400 indivíduos, entre adultos e adolescentes, o programa também garantiu a condução de 1.653 jovens à delegacia. Estes são acusados de diferentes delitos e até de estarem envolvidos nos recentes ataques às instituições de ensino.

operacaoescolasegura1
Operação Escola Segura em Roraima. Imagem: Roraima em foco

Leia mais:

Caso Thiago Brennand: pais do empresário desmentem discurso sobre ‘corte’ na herança

STF determina que União e Estados coloquem fim a violações em presídios

O foco da Operação Escola Segura

O Ministério afirmou que uma parte relevante do seu trabalho está focada em monitorar plataformas digitais. Segundo eles, existem 917 solicitações de preservação ou remoção de conteúdos em redes sociais. Além disso, também estão realizando 412 solicitações de dados cadastrais nesses meios. A partir dessas ações, 3.404 boletins de ocorrência foram gerados e 2.844 casos estão atualmente em investigação.

Desde o lançamento da Escola Segura, o Ministério da Justiça recebeu aproximadamente 700 propostas de municípios interessados em implementar a ação nos seus estabelecimentos de ensino. Destas, 231 foram selecionadas, totalizando o investimento estimado de R$ 210 milhões, dos quais R$ 150 milhões provêm do Fundo Nacional de Segurança Pública.

O papel essencial das denúncias para a Operação Escola Segura

Para que a operação tenha sucesso, a cooperação de todos é necessária. Os canais para encaminhamento de denúncias sobre ataque às escolas já estão disponíveis. O Disque 100 é uma das opções. Não se preocupe, todas as informações são mantidas em total sigilo e o denunciante permanece anônimo. Além disso, o Ministério da Justiça disponibilizou um link para envio de denúncias de violência escolar: http://mj.gov.br/escolasegura.

Atuação contínua da Operação Escola Segura

Um dos pontos mais marcantes desta operação é que não há data para o seu término. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação conta com a colaboração de 51 chefes de delegacias de investigação e 89 chefes de agências de inteligência de Segurança Pública (Polícia Civil e Polícia Militar). O monitoramento dos ambientes digitais é realizado em conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), a coordenação-geral de Inteligência da pasta e delegacias de crimes cibernéticos das principais regiões brasileiras. Fica claro, portanto, que não se tratam de ações isoladas, mas de um grande esforço coletivo para garantir um ambiente de aprendizado seguro para os nossos jovens. A Operação Escola Segura é um passo importante nesse sentido.

Fonte: Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo