NoticiasDireito Penal

Blogueiro Oswaldo Eustáquio é encontrado pela PF no Paraguai, mas pedido de asilo impede a prisão

A Polícia Federal localizou na última sexta-feira (17) o jornalista Oswaldo Eustáquio, no Paraguai. Ele estava foragido desde dezembro, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão dele por ataques ao processo eleitoral e apoiando manifestações no quartel-general do Exército.

Segundo Eustáquio informou a RPC, filiada da TV Globo no Paraná, o mandado de prisão contra ele não foi cumprido, porque ele teria apresentado um documento para provar que pediu asilo político no Paraguai.

Foragido desde dezembro, Oswaldo Eustáquio não pôde ser preso pela PF em razão do asilo político que está sendo analisado pelas autoridades do Paraguai

O jornalista já havia sido preso em 2020, durante o inquérito dos atos antidemocráticos. Ano passado, ele se candidatou a deputado federal neste ano, pelo União Brasil, mas não se elegeu.

Eustáquio dividia apartamento com o youtuber Bismark Fugazza, do canal ‘Hipócritas’, que foi preso pela polícia paraguaia às autoridades brasileiras na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao país vizinho. Os dois eram sócios no canal do Youtube que teria sido utilizado para atacar o processo eleitoral.

Bismark será ouvido na delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional.

De acordo com fontes da PF, apesar da ordem de prisão pesar contra a dupla, o mandado contra Oswaldo Eustáquio não foi cumprido devido ao pedido de asilo político, que está em análise pelas autoridades do Paraguai.

Fonte: CNN

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo