Noticias

Projeto de lei quer proibir tatuagem e piercing em animais

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Poços de Caldas (MG) quer proibir a prática de tatuar e colocar piercing em animais domésticos e silvestres.

O projeto, apresentado pela vereadora Regina Cioffi (PP), argumenta que a moda, apesar de parecer inofensiva, pode ser cruel e perigosa para os bichinhos. Afinal, tatuagem e piercing causam dor e estresse aos animais, além de abrir portas para complicações como infecções, alergias e cicatrizes.

Projeto de lei quer proibir tatuagem e piercing em animais
Foto: Reprodução/TV Globo

Leia mais:

Ex-senador Telmário Mota condenado a 8 anos por importunação sexual e fornecer álcool a menor

Suspeito de sequestro de Madeleine McCann trabalhava no resort do ocorrido, diz testemunha

Mas por que tatuar ou colocar piercing em um animal?

Segundo a vereadora, a prática nada mais é do que um modismo que começou nos Estados Unidos e ganhou adeptos no Brasil. “As pessoas acham que é legal tatuar o animal ou colocar um piercing para deixá-lo mais ‘estiloso'”, explica Regina.

“Mas esquecem que os animais não são objetos de decoração. Eles são seres sencientes que sentem dor e sofrimento.”

O que diz a lei?

A proposta de Poços de Caldas se baseia na legislação brasileira de proteção aos animais. A Lei Federal nº 9.605/1998 define como crime qualquer tipo de maus-tratos, inclusive a mutilação de animais. E tatuar ou colocar piercing, de acordo com especialistas, configura mutilação.

E se eu for pego?

O projeto de lei ainda está em tramitação e precisa ser aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito de Poços de Caldas. Se for aprovado, os infratores podem ser multados, ter o estabelecimento comercial interditado e até mesmo responder por crime de maus-tratos.

Mas e os animais que já têm tatuagem ou piercing?

O projeto de lei não prevê a remoção obrigatória de tatuagens ou piercings em animais que já foram submetidos à prática. No entanto, a vereadora Regina Cioffi alerta que os tutores desses animais devem ter cuidado redobrado com a saúde dos bichinhos, observando qualquer sinal de infecção ou alergia.

A moda vale a pena?

Antes de pensar em tatuar ou colocar piercing em seu animal, reflita: vale a pena colocar em risco a saúde e o bem-estar do seu amigo de quatro patas para seguir um modismo? A resposta, com certeza, é não.

Consideração sobre o projeto

O projeto de lei em Poços de Caldas é um passo importante para garantir a proteção dos animais e conscientizar a população sobre os riscos da mutilação estética. É hora de parar de ver os animais como objetos e reconhecê-los como seres que merecem respeito e compaixão.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo