Noticias

Roubo de privada de ouro: quatro homens são indiciados pelo crime

Nesta segunda-feira (6), quatro homens foram acusados formalmente na Justiça do Reino Unido pelo roubo de um vaso sanitário de ouro do artista italiano Maurizio Cattelan no Palácio de Blenheim, um castelo do sul da Inglaterra declarado patrimônio mundial da Unesco. O caso ocorreu há 2 anos.

A peça de ouro, de 18 quilates, inclui um assento, o vaso e uma caixa acoplada. Chama-se “America” e está avaliado em 4,8 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 29 milhões, na cotação atual).

canalcienciascriminais.com.br roubo de privada de ouro quatro homens sao indiciados pelo crime image
Imagem: Guggenheim.org

Leia mais:

Família de deputado é investigada por lavagem de dinheiro, entenda o caso

Genocídio? Denúncia dos crimes de Israel cresce em todo o mundo

Homens causaram danos no local do roubo

James Sheen, de 39 anos, foi acusado de roubo, conspiração para transportar bens roubados e transferência de bens roubados. Além dele, Michael Jones, de 38 anos, também foi acusado de roubo. Os outros dois, Fred Doe, de 35 anos, e Bora Guccuk, de 39, foram acusados de conspiração para transportar bens roubados.

A polícia afirmou, um dia após o roubo, que os ladrões entraram no palácio durante a madrugada de 14 de setembro e deixaram o local com o vaso sanitário pela manhã, além de terem causado danos importantes e uma inundação.

Peça de ouro era parte de exposição

O vaso fazia parte de uma exposição dedicada ao artista italiano Maurizio Cattelan em setembro de 2019 no Palácio de Blenheim, construído no século XVIII e local de nascimento do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill.

O objeto foi exposto pela primeira vez no museu Guggenheim de Nova York, e os visitantes podiam agendar um horário para usá-lo. Para evitar longas filas, havia um limite de tempo de três minutos de uso. Entre 2016 e 2017, o vaso chegou a ser usado por cerca de 100 mil pessoas.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo