NoticiasCrime e CríticaCriminologia

CCJ avalia proposta de criminalização da intolerância política.

Projeto de lei contra intolerância política e outras propostas em votação na CCJ

Na próxima quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se prepara para uma sessão de votações significativas. Uma das propostas em destaque é o projeto de lei que visa criminalizar a intolerância política, com penas severas para quem praticar discriminação ou violência motivada por orientações políticas ou partidárias.

CCJ
Imagem: reprodução/ Agência Brasil – EBC

LEIA MAIS:

Caso tio Paulo: Advogada pede revogação da prisão após alegações de retaliação

Esposa é condenada por compartilhar fotos íntimas de ex-amante do marido

Entenda o projeto de lei contra a intolerância política

Originado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), o projeto de lei busca inserir no sistema penal brasileiro punições específicas para atos de intolerância política. O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou um parecer favorável, com emendas que intensificam as sanções previstas.

De acordo com a proposta, ações como homicídio motivado por intolerância política poderiam levar a até 30 anos de reclusão, classificando o crime como hediondo e, portanto, inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

Impacto na segurança nos estádios e governança em sociedades anônimas do futebol

Além da questão política, a CCJ analisará outras propostas de relevância social e econômica. Uma delas é o PL 1.640/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que pretende aumentar o período de banimento de estádios para torcedores violentos, estendendo o prazo de um a dez anos.

Outra matéria relevante é o projeto do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente da Casa, que visa melhorar a governança das Sociedades Anônimas do Futebol, protegendo investidores e direitos dos clubes e atletas em formação.

Quais outros projetos estão na pauta da CCJ?

Redução da Reserva Legal na Amazônia: Projeto de lei que permite reduzir a reserva legal em imóveis rurais na Amazônia Legal, de 80% para até 50%.

Proteção para Profissionais de Saúde: Aumento das penas para crimes contra profissionais de saúde, tanto no exercício de suas funções quanto em decorrência delas.

Emissão Facilitada de Certidões de Nascimento: Proposta que permite a emissão de certidões de nascimento sem que ambos os pais precisem comprovar seu estado civil.

Desconto na Renovação da CNH: Projeto que estabelece um desconto na taxa de renovação da CNH para condutores entre 50 e 70 anos, e um desconto ainda maior para aqueles com 70 anos ou mais.

Estas propostas reflectem uma variedade de preocupações e prioridades legislativas, abordando desde questões de segurança pública e proteção ambiental até melhorias na governança esportiva e simplificação administrativa.

Debate e decisões futuras

As votações prometem ser acirradas e a sessão na CCJ, um reflexo das divergências e consensos que caracterizam o delicado equilíbrio político na atualidade. As decisões tomadas poderão ter influências significativas em diversos aspectos da vida brasileira, do meio ambiente à segurança nos estádios.

CCJ
Imagem: reprodução/ Folha PE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo