Noticias

Chocante! Marinha e PF fazem maior apreensão de cocaína no mar brasileiro da história

Apreensão recorde de 3,62 toneladas de cocaína no litoral de Pernambuco pela Marinha do Brasil e Polícia Federal

A Marinha do Brasil, em coordenação com a Polícia Federal, fez a maior apreensão de cocaína na história em águas brasileiras. Nesta ação, foram confiscadas 3,62 toneladas de cocaína, em um feito sem precedentes que evidencia o compromisso contínuo das autoridades brasileiras na luta contra o tráfico transfronteiriço.

Esta realização impressionante ocorreu como parte da Operação “Ágata Nordeste”, uma iniciativa que visa combater descaradamente os crimes transfronteiriços e ambientais. A operação se desenrolou na costa de Pernambuco e foi, sem dúvida, um golpe significativo no tráfico de drogas.

Marinha
Imagem: Diálogo Americas.com

Leia Mais:

Julgamento do STF sobre a legalidade do aborto começa na próxima sexta (22)

Atakarejo vai pagar R$ 20 milhões pela rotura e morte de jovens negros na Bahia

Detalhes impressionantes da Operação da Marinha e da PF “Ágata Nordeste”

Na operação, o navio-patrulha da Marinha, com médias de 500 toneladas, abordou uma embarcação identificada como Palmares 1. A equipe de patrulhamento prendeu surpreendentemente uma quantidade massiva de cocaína da embarcação, que estava em rota para a África.

Havia cinco tripulantes a bordo do Palmares 1, que agora enfrentam acusações de tráfico internacional de drogas e conspiração para o tráfico. Agora, eles correm o risco de uma possível sentença de até 35 anos de reclusão cada um, de acordo com a Polícia Federal.

Após a apreensão, a embarcação Palmares 1 foi rebocada pelo navio-patrulha para o Porto de Recife. A operação aconteceu a 18 milhas náuticas de Recife, o que equivale a aproximadamente 33 quilômetros.

Desafios da Fiscalização Marítima no Brasil

Em um comunicado oficial, a Marinha do Brasil ressaltou a vastidão do ambiente operacional marítimo e fluvial brasileiro. Este território, conhecido como Amazônia Azul, contempla 5,7 milhões de km² de área marítima e cerca de 64 mil quilômetros de malha hidroviária. A extensão da área é simultaneamente uma rota crucial para o comércio interno e externo brasileiro e um terreno fértil para atividades ilegais tais como pesca ilícita, contrabando e tráfico de entorpecentes.

Proteção da “Amazônia Azul”

O Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, criado pela Marinha, é responsável por proteger esta vasta área. Este sistema congrega vários órgãos federais, incluindo a Polícia Federal, o Ibama, a Receita Federal e a Petrobras. Juntos, eles buscam garantir a segurança e o bem-estar de nosso ambiente marítimo e fluvial.

Fonte: Tribunal de Minas

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo