Noticias

Stalking: quando stalkear vira crime? Como denunciar e qual a pena?

Stalking em Minas Gerais: Conheça os sinais de ameaça e como prevenir

Em uma era cada vez mais digital, a prática de stalking ou perseguição obsessiva, vem se tornando um problema prevalente. Esse crime, que pode levar a até três anos de prisão, se manifesta através de ameaças, mensagens incômodas constantes e uma presença dominante na vida da vítima, tanto no ambiente digital quanto físico.

LEIA MAIS:

Você vai ficar surpreso ao saber como as máfias funcionam

Você sabia que a Monalisa já foi roubada? Entenda os desdobramentos deste famoso crime

O que é considerado “stalking”?

Segundo Renato Nunes Guimarães, delegado da Divisão Especializada de Investigação aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Minas Gerais, o stalking é uma perseguição reiterada e obsessiva. Seu agressor, motivado por ciúmes, inveja ou uma paixão desequilibrada, pode ser um conhecido ou até mesmo um estranho.

stalking
Stalking: quando stalkear vira crime? Como denunciar e qual a pena? 3

Quais os sinais indicativos de “stalking”?

Este crime pode ser perceptível através de múltiplas mensagens ou ligações diárias, criação de diversos perfis falsos caso o agressor seja bloqueado nas redes, ou um monitoramento constante dos locais que a vítima frequenta. “Tivemos casos em Minas Gerais onde o perseguidor chegou a criar 30 perfis diferentes após ser bloqueado”, revela o delegado.

Como prevenir o “stalking”?

  • Esteja atento quanto a divulgação de sua rotina nas redes sociais.
  • Mantenha suas informações pessoais resguardadas.
  • Dê importância aos sinais de incômodo em relações interpessoais, não hesite em bloquear contatos se necessário.
  • Evite aceitar solicitações de amizade de desconhecidos.
  • Mantenha a privacidade das suas redes sociais, evitando revelar sua localização ou compartilhar fotos com pessoas que não são de seu círculo de convivência.

Como agir ao ser vítima de um perseguidor?

Se identificar que está sendo vítima de um perseguidor, é fundamental registrar um boletim de ocorrência e preservar todas as evidências possíveis – e-mails, prints de conversas, fotografias. Além disso, por mais que seja tentador expor o perseguidor publicamente, o delegado aconselha contra isso, uma vez que pode levar a novos problemas legais.

Os primeiros dez meses de 2022 registraram 2.639 ocorrências de “stalking” em Minas Gerais. Portanto, é essencial que as pessoas estejam cientes dos sinais de perseguição e dos procedimentos a serem seguidos em caso de vítimas deste tipo de crime.

canalcienciascriminais.com.br stalking em minas gerais como identificar prevenir e agir diante deste crime crescente stalking
Stalking: quando stalkear vira crime? Como denunciar e qual a pena? 4

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo