NoticiasConexão Penal

Justiça americana já processou mais de mil invasores do Capitólio em 2020

De acordo com as investigações em curso, o Departamento de Justiça (DoJ) estima que cerca de 2 mil indivíduos tenham invadido o Congresso dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

Mais de mil invasores já foram processados pela justiça americana desde então, sendo que a maioria (994) enfrentou acusações na justiça federal, enquanto 24 foram processados no Distrito de Colúmbia, onde o Congresso está localizado.

Leia mais:

Mãe de Eliza Samúdio diz que goleiro Bruno ‘nunca foi inspiração’ para Bruninho

Pais de Madeleine McCann afirmam que nunca irão desistir de procurá-la

Dos casos em andamento, 541 réus admitiram culpa por meio de acordos com os promotores, enquanto 67 foram a julgamento, seja por um júri ou por um juiz. Dentre eles, 42 foram considerados culpados de todas as acusações, enquanto um réu foi absolvido de todas as acusações.

No total, 445 indivíduos já foram condenados, enquanto os demais estão aguardando suas sentenças. As sentenças variaram de sete dias a 10 anos de prisão, em geral. Apenas um réu, Peter Schwartz, recebeu uma sentença superior a 14 anos de prisão devido à violência contra um policial e outras acusações.

Entretanto, espera-se que sentenças mais severas sejam aplicadas. Esse é o caso de 50 réus acusados de conspiração subversiva, uma acusação grave e pouco comum que implica na suspeita de que “o réu conspirou para derrubar o governo, desafiar sua autoridade ou suprimir suas leis”, conforme declarado pelo DoJ.

Isso inclui os líderes do grupo Oath Keepers, Stewart Rhodes, e do Proud Boys, Enrique Tarrio. Ambos podem enfrentar uma sentença de até 20 anos de prisão.

Embora Tarrio não estivesse presente na invasão do Congresso, uma vez que foi impedido de entrar em Washington na época, os procuradores do DoJ o acusam de coordenar o ataque em 6 de janeiro, incentivando seus seguidores a subverter o processo democrático e interromper a transição pacífica de poder.

No total, aproximadamente 860 réus foram acusados de invadir um prédio federal restrito, enquanto 295 foram acusados de tentar, por meios corruptos, obstruir, influenciar ou impedir o andamento de procedimentos oficiais.

Além disso, 284 foram acusados de agredir, resistir ou obstruir o trabalho de seguranças e funcionários do Congresso; 59 foram acusados de destruir propriedade governamental; 36 de roubar propriedade governamental; e 11 de atacar a mídia e destruir equipamentos.

De acordo com o Departamento de Justiça, a maioria dos réus envolvidos na invasão do Congresso dos Estados Unidos não são afiliados a grupos extremistas

De acordo com o Departamento de Justiça (DoJ), a maioria dos réus (85%) envolvidos na invasão do Congresso dos Estados Unidos não são afiliados a grupos extremistas, como o Oath Keepers e Proud Boys. Em geral, eles admitiram ter participado da invasão devido ao encorajamento do ex-presidente Donald Trump.

Esses indivíduos acreditavam sinceramente que a eleição presidencial havia sido fraudulentamente retirada de Trump e se consideravam patriotas ao responder ao apelo do ex-presidente para protestar no Congresso.

Donald Trump ainda está sendo investigado pelo Departamento de Justiça por seu papel na invasão do Congresso. Como resultado, ele enfrentou um processo de impeachment na Câmara dos Deputados, mas foi absolvido pelo Senado, onde havia uma maioria republicana.

Essas informações são provenientes de fontes como National Public Radio (NPR), Washington Post, Al Jazeera e NBC News.

Fonte: ConJur

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo