Noticias

Madeleine McCann: confira a cronologia completa do caso

Após 16 anos do desaparecimento de Madeleine McCann, a polícia de Portugal começou nesta semana, a realização de novas buscas de provas e vestígios que desvendem o caso que parou o mundo em 2007 e segue até hoje sem solução.

Leia mais:

Quais são os 10 fugitivos mais procurados pelo FBI atualmente?

Carandiru, Candelária e mais: as chacinas que CHOCARAM e marcaram o Brasil

A nova operação realizada pelas autoridades portuguesas acontece a pedido das autoridades alemãs, que acreditam que o nacional Christian Brueckner seja o responsável pelo desaparecimento da menina. Agora, os policiais realizam buscas na barragem do Arade, a cerca de 50 km da Praia da Luz, onde Madeleine foi vista pela última vez. Segundo os investigadores, o local era muito frequentado pelo suspeito. Além disso, mergulhadores também procuram por vestígios da menina, mas até agora só encontraram uma meia.

Confira a cronologia do caso Madeleine McCann até agora

Madeleine McCann desapareceu no dia 3 de maio de 2007, durante uma viagem de férias da família. Na noite do seu desaparecimento, os pais da menina foram jantar em um restaurante do resort onde estavam hospedados que ficava a cerca de 500 metros do quarto da família, e deixaram Madeleine e os irmãos gêmeos dormindo. Durante a noite, o casal Kate e Garry McCann se revezavam para olhar os filhos no quarto, mas em uma dessas rondas, não encontraram Madeleine no quarto.

De 2007 até hoje, Madeleine foi “vista” cerca de 9 mil vezes em mais de cem países, incluindo a Itália, onde foi confundida com uma sem-teto, mas todas as pistas eram falsas. Em 2023, o caso voltou a ser assunto mundial quando a jovem polonesa Julia Faustyna criou uma conta nas redes sociais afirmando ser Madeleine McCann, mas exames de DNA comprovaram que não.

O alemão Christian Brueckner foi apontado como suspeito do crime em 2020, e depois novamente em 2022, quando o crime estava prestes a prescrever. Atualmente, ele está preso pelo estupro de uma idosa no mesmo lugar onde Madeleine McCann desapareceu, além de ser acusado de outros crimes sexuais envolvendo crianças. Brueckner vivia entre a Alemanha e Portugal, e passava longas temporadas na região portuguesa de Algarve, e segundo a acusação, na época do desaparecimento da menina inglesa, ele estaria na região.

Madeleine McCann
Polícia de Portugal realizando novas buscas no caso Madeleine McCann

Apesar das acusações, Christian Brueckner nega ter qualquer envolvimento com o caso e sua defesa acusou a promotoria alemã de tentar fazer o crime não prescrever. Em entrevista ao jornal alemão Bild, ele disse: “sem conhecer detalhadamente a situação jurídica portuguesa, assumo que esta medida é um truque processual para evitar a prescrição iminente em poucos dias”.

Apesar de reiniciarem as buscas pela menina, desde 2020 a polícia alemã trabalha com a hipótese de que Madeleine está morta, e agora está em busca de vestígios que possam comprovar a tese.

Fonte: UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo