Noticias

Polícia investiga apologia ao nazismo em Unicamp

A Polícia Civil de São Paulo está apurando um caso de apologia ao nazismo na Universidade Estadual de Campinas após a comunidade acadêmica denunciar pichações de símbolos nazistas feitas em uma pilastra do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

De acordo com os investigadores, os desenhos pichados na Universidade se referem à Schutzstaffel, a organização paramilitar ligada ao Partido Nazista na Alemanha, bem como símbolos que aludem à saudação nazista oculta, que significa “Heil Hitler” (Salve Hitler).

Em nota, o IFCH manifestou-se:

O IFCH é o lugar da inclusão e da tolerância e não aceitamos conviver com atos violentos como esse. Vamos cobrar as instâncias responsáveis para que haja investigação do caso e que as providências necessárias sejam tomadas. Pedimos a nossa comunidade que esteja atenta e informe à direção sempre que tiver conhecimento de atos violentos como esse

O Observatório de Direitos Humanos da Unicamp também emitiu nota sobre o caso e defendeu que a alusão a movimentos, práticas e ideologias de caráter discriminatório, cuja trágica herança histórica fundamentou o ódio extremo, a perseguição e a morte de milhões de pessoas fere os princípios que regem a Unicamp e que não serão tolerados.

O caso foi levado até a 7º DP de Campinas e encaminhado à 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) que segue investigando o ocorrido.

Leia também

Argentino é preso em jogo de futebol por injúria racial


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo