Noticias

STF autoriza extradição de Rocco Morabito, líder da Ndrangheta

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, negar o recurso interposto pela defesa de Rocco Morabito e manter a autorização de extradição do italiano. Rocco é acusado de integrar uma das maiores organizações criminosas da Itália, a Ndrangheta.

De acordo com as autoridades italianas, Morabito é um dos líderes da Ndrangheta, organização de tipo mafiosa, e já fugiu do sistema penitenciário uruguaio em 2019, quando aguardava processo de extradição. Em 24 de maio de 2021, o suspeito foi preso em um hotel de João Pessoa, no Brasil. Assim que foi detido, um pedido de extradição foi apresentado pelo governo da Itália.

Na última sessão do STJ foi julgado o último recurso da defesa do italiano. Segundo a Ministra Cármen Lúcia, a defesa tem ingressado com “inúmeros recursos” para tentar “prolongar a marcha processual”, em uma clara tentativa de atrasar a extradição. Em trecho da decisão ela concluiu:

Esses embargos apresentam, mais uma vez, a pretensão de rediscutir matérias já devidamente solucionadas na competência da presidência deste Supremo Tribunal Federal e também desta 1ª Turma. Está, portanto, demonstrada a tentativa de procrastinação dessa extradição e da conclusão do feito

Os ministros da 1ª Turma, então, determinaram a certificação imediata do trânsito em julgado do processo, abrindo caminho para a entrega de Morabito ao governo italiano.

Leia também

Jovem tem rosto tatuado a força pelo ex-namorado


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo