Noticias

Seis casos de crimes reais que inspiraram filmes aclamados pela crítica

True Crime: 6 casos cresceram entre o público através do cinema e literatura

Sempre houve um fascínio estranho e arrepiante sobre crimes hediondos que varreram as manchetes. Esse fascínio muitas vezes se traduz em livros, séries, documentários e filmes que dissecam e exploram esses casos. Assim, Aventuras na História ilustrou 6 exemplos do mundo real que influenciaram grandemente a indústria do entretenimento.

Esses casos não são apenas histórias de horror, mas também são estudos detalhados dos aspectos psicológicos e sociológicos que compõem os perpetradores de tais crimes. Cada história real compartilha uma visão profunda e intrigante da natureza humana e dos abismos sombrios para onde algumas mentes podem ir.

filmes
Seis casos de crimes reais que inspiraram filmes aclamados pela crítica 2

LEIA MAIS:

Suspeito de atirar em Mingau, do Ultraje a Rigor, é preso com arma e drogas em Paraty

Boate Kiss: STJ mantém a anulação do Júri e da condenação dos réus

Do real ao reel: crimes que inspiraram filmes e o cinema

Maurizio Gucci e Patrizia Reggiani Martinelli

Caso: Maurizio Gucci, ex-marido de Patrizia Reggiani e ex-proprietário da grife Gucci, foi assassinado em 1995. Patrizia foi condenada por ser a mandante do crime, após contratar um assassino para tirar a vida de Gucci. O motivo alegado foi o controle da fortuna da família e vingança após o divórcio.

Filmes:House of Gucci” (2021), dirigido por Ridley Scott e com Lady Gaga interpretando Patrizia, apresenta o turbulento casamento do casal e o subsequente assassinato.

Robert K. Ressler e Mindhunter

Caso: Robert K. Ressler foi um agente especial do FBI e um dos pioneiros na criação do perfil criminal de seriais killers. Ele entrevistou e estudou alguns dos mais notórios criminosos da história dos EUA.

Filme/Série:Mindhunter” (2017-2019), uma série da Netflix criada por Joe Penhall e produzida por David Fincher, explora os primórdios da Unidade de Ciência Comportamental do FBI, onde agentes entrevistavam seriais killers para desenvolver perfis criminais.

Caso Richthofen

Caso: Em 2002, São Paulo foi chocado pelo assassinato de Manfred e Marísia von Richthofen, planejado e executado por seus filhos, Suzane von Richthofen e seu namorado, Daniel Cravinhos, com a ajuda do irmão de Daniel, Christian.

Filme:A Menina que Matou os Pais” (2021) é uma produção brasileira que dramatiza os eventos que levaram ao chocante crime.

Ted Bundy

Caso: Ted Bundy foi um dos seriais killers mais infames da América. Ele confessou o assassinato de 30 mulheres durante os anos 70, embora o número real possa ser maior.

Filme:Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile” (2019), estrelado por Zac Efron como Bundy, relata a vida do assassino sob a perspectiva de sua namorada de longa data, Elizabeth Kloepfer.

Zodíaco

Caso: Um serial killer que se auto-denominou “Zodíaco” aterrorizou a Baía de São Francisco durante os anos 60 e 70, enviando cartas criptografadas aos jornais e desafiando a polícia.

Filme:Zodíaco” (2007), dirigido por David Fincher, segue os jornalistas e detetives que tentam decifrar os códigos e capturar o assassino.

Charles Manson

Caso: Charles Manson foi um líder de culto criminoso que planejou uma série de assassinatos brutais em 1969, incluindo a atriz Sharon Tate. Ele e vários membros de sua “família” foram condenados pelos crimes.

Filme:Era Uma Vez em… Hollywood” (2019), de Quentin Tarantino, embora não seja uma reconstituição fiel dos eventos, inclui a figura de Manson e seus seguidores como personagens centrais em sua trama.

Estes casos demonstram o fascínio do público e dos cineastas por crimes reais e a complexidade da natureza humana que está por trás deles. Os filmes inspirados nesses eventos frequentemente fornecem uma visão mais profunda, embora dramatizada, dos motivos e circunstâncias que cercam esses terríveis atos.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo