NoticiasDireito Penal

Chile lança plano para esclarecer desaparecimentos da ditadura de Pinochet

O Plano foi lançado durante uma coletiva de imprensa no Palácio de La Moneda, a residência presidencial

Poucos dias antes do 50º aniversário do golpe de Augusto Pinochet no Chile, o presidente Gabriel Boric emitiu um decreto para oficializar o Plano Nacional de Busca de Vítimas de desaparecimentos ocorrido durante o regime militar. Durante uma coletiva de imprensa no Palácio de La Moneda, a residência presidencial, Boric afirmou que o Estado, não apenas o governo, se compromete a eliminar todas as barreiras para esclarecer as rotas dos desaparecimentos e mortes das vítimas durante esse período sombrio da história chilena. A cerimônia contou com a presença de políticos, defensores dos direitos humanos e familiares das vítimas.

canalcienciascriminais.com.br chile lanca plano para esclarecer desaparecimentos da ditadura de pinochet plano
Fonte: Opera Mundi – UOL

Leia mais:

Suspeito de atirar em Mingau, do Ultraje a Rigor, é preso com arma e drogas em Paraty

Caso Victor Meyniel: porteiro que viu ator ser espancado e não fez nada é autuado por omissão de socorro

De acordo com as estimativas de comissões oficiais, mais de 3.200 pessoas foram detidas, executadas ou desapareceram sob circunstâncias políticas durante o governo de Pinochet, que governou o país de 1973 a 1990. Infelizmente, os restos mortais de aproximadamente 1.500 vítimas ainda não foram encontrados. O plano foi lançado durante uma celebração do Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados em 30 de agosto. Seu objetivo principal é esclarecer o que aconteceu com as vítimas desaparecidas, bem como seu paradeiro, de forma sistemática e permanente, obedecendo às obrigações do Estado do Chile e às normas internacionais.

O governo chileno enfatizou que este plano terá financiamento e governança permanente

canalcienciascriminais.com.br chile lanca plano para esclarecer desaparecimentos da ditadura de pinochet plano 1
Fonte: Folha – UOL

Além de buscar as vítimas, o “Plano Nacional de Busca da Verdade e da Justiça” também visa beneficiar suas famílias, fornecendo acesso à informação e participação nos esforços de busca. Ele também prevê medidas de reposição e garantias de que tais crimes de desaparecimento não se repitam. O governo enfatizou que este plano terá financiamento e governança permanente, permanecendo como uma política pública a ser respeitada por todos os governos. O anúncio de Boric foi bem recebido pelos familiares e amigos das vítimas, que há muito tempo aguardam respostas sobre o destino de seus entes queridos desaparecidos durante aquele período sombrio da história chilena.

Fonte: BBC News Brasil

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo