Noticias

Caso Fabiane: família do crime que inspirou “Travessia” processou o Facebook

O caso de Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ser confundida com uma suposta mulher acusada de sequestrar crianças para rituais de magia negra, tomou uma grande repercussão nacional e inspirou a novela “Travessia” escrita por Glória Perez. A família de Fabiane até hoje tenta responsabilizar na justiça todos que colaboraram com a sua morte.

Fabiane
Fabiane e o retrato falado da suspeita. Imagem: UOL

O caso de Fabiane

Fabiane Maria de Jesus, tinha 33 anos, era dona de casa, casada e mãe de duas crianças. Ela foi espancada até a morte por moradores do próprio bairro, Morrinhos, localizado na periferia do Guarujá, litoral de São Paulo, em 2014, após ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças, que teve o retrato falado divulgado em páginas do Facebook.

No dia 3 de maio de 2014, Fabiane saiu de sua casa de bicicleta para buscar uma Bíblia e ir à casa de uma parente, mas no meio do caminho foi abordada por moradores que a espancaram até a morte.

O retrato falado associado à Fabiane

A polícia civil informou que o retrato falado que havia sido associado à Fabiane era do ano de 2012 e que retratava uma mulher acusada de de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua da Zona Norte do Rio de Janeiro. Dessa maneira, não havia qualquer sequestradora de bebês sendo procurada na cidade em que vivia a dona de casa.

Após o linchamento, Fabiane foi arrastada até uma passarela e encontrada por policiais militares, ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos graves ferimentos.

O caso repercutiu nacionalmente e recentemente inspirou a novela “Travessia”, a filha de Fabiane, Yasmin, afirmou que foi uma grande surpresa a história da mãe ter virado enredo de uma telenovela:

“Para mim foi uma surpresa. Eu não esperava que minha mãe fosse inspirar uma novela ou qualquer coisa do tipo. Cheguei a assistir sim, mas a parte da personagem eu não consegui ver, da perseguição e tudo, não vi a cena. Acabei perdendo, não consegui acompanhar a novela.”

A jovem move na justiça, desde 2019, um processo contra o Facebook, rede utilizada para fazer as postagens que levaram à morte de sua mãe. Yasmim acredita que o processo é uma forma de combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais.

“Comecei a ação em busca de justiça e alertar as pessoas contra fake news. Pode trazer uma mudança até mesmo mundial, para as pessoas se conscientizarem. Isso melhora tanto a vida das pessoas como a rede social em si e a internet em um todo. A internet não é terra de ninguém”

O advogado responsável pelo processo afirmou que está trabalhando para responsabilizar todos que forma envolvidos na morte de Fabiana, tanto os que a agrediram, como aqueles que criaram a notícia, colocaram na rede social e compartilharam.

Ele afirmou ainda que o Facebook tem total responsabilidade no caso, pois a rede social possui ferramentas para ocultar, bloquear e excluir perfis que disseminam discurso de ódio. Por isso, na visão do advogado, o Fecebook deveria ter avaliado com cautela o conteúdo que estava sendo propagado.

A rede social ganhou o processo nas instâncias inferiores e agora o caso será analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: A tribuna

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo