Noticias

Protesto em praia de Santos exige prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália

Protesto em Santos pede a prisão do ex-jogador de futebol Robinho

Domingo passado, dia 3 de Março, um grupo de manifestantes se reuniu na Praia do Gonzaga, em Santos, para protestar pela prisão do ex-jogador de futebol Robinho. O mesmo foi condenado na Itália a nove anos de prisão por estupro coletivo.

Cerca de 20 pessoas caminharam pela faixa de areia da praia exibindo faixas pedindo justiça. Uma delas tinha o seguinte dizer: “Estuprador condenado que continua solto é um desrespeito a todas as mulheres”.

Protesto pede prisão de Robinho
Imagem: Reprodução/Maria Vai com as Outras

Leia mais:

REVOLTA: Mãe de Isabella Nardoni demonstra indignação sobre estilo de vida milionário de Anna Jatobá após saída da cadeia

Advogado assassinado: Identidade e motivação de suspeitos continuam um mistério

Porque a praia do Gonzaga?

A escolha pela praia do Gonzaga não foi ao acaso. O local é frequentemente visitado por Robinho, que costuma jogar partidas de futevôlei com amigos.

Durante o protesto, os manifestantes cantaram músicas pedindo a prisão do ex-jogador: “Levanta a mão, levanta a mão, quem quer Robinho na prisão. Ão, ão, ão, Robinho na prisão”.

De acordo com informações do coletivo Maria Vai com as Outras, o protesto recebeu o apoio dos outros frequentadores da praia. Estes que aplaudiram e levantaram as mãos como forma de incentivo.

Para o coletivo, “O momento é de se posicionar: um estuprador circulando livremente é um desrespeito a TODAS as mulheres! Robinho foi condenado em definitivo em 2022, na Itália, por estupro coletivo em uma boate, porém como fugiu para o Brasil, não pode ser preso pela Justiça italiana”.

Violência sexual de grupo

Em 2022, Robinho e seu amigo Ricardo Falco foram condenados em última instância pela Justiça italiana por “violência sexual de grupo”. O crime teria ocorrido numa boate em Milão, na Itália, em janeiro de 2013. Naquela época, Robinho era uma das estrelas do AC Milan.

Em fevereiro de 2023, o governo italiano solicitou que a condenação do ex-jogador seja homologada pela Justiça brasileira. O objetivo é que o ex-jogador cumpra a pena no Brasil.

Julgamento de Robinho previsto para 20 de março

O pedido do governo italiano será analisado pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, composta pelos 15 ministros mais antigos do STJ. Estima-se que o julgamento ocorra no próximo dia 20 de Março.

Enquanto aguarda a resposta, o acusado tem levado uma vida tranquila no litoral paulista, ainda frequentando as praias e jogando futebol em diversos campos da cidade.

Está se tornando comum entre os moradores a presença de Robinho no Embaré, onde joga futevôlei na praia. O ex-jogador também tem reunido amigos para partidas amistosas contra times amadores. Esse grupo de jogadores ficou conhecido como “time do Robinho”.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo