Noticias

Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil

O enigma dos crimes mais chocantes do Brasil

O Brasil, em sua vastidão territorial e diversidade cultural, infelizmente também é palco de eventos trágicos que impactam profundamente o imaginário coletivo. Em meio a essa narrativa, crimes que chocam não apenas pela brutalidade, mas também pelos contextos e motivações, tornam-se emblemas de uma nação que luta diariamente contra a violência.

Desde eventos transmitidos ao vivo, que paralisaram o país, até aqueles descobertos e desvendados lentamente, esses episódios têm em comum o poder de despertar sentimentos de indignação, tristeza e reflexão. Esta lista apresenta 22 dos crimes mais chocantes que ocorreram em solo brasileiro, servindo não somente como uma memória das vítimas, mas também como um convite à reflexão sobre a sociedade, seus valores e os desafios que ainda precisam ser superados.

crimes
Imagem: Reprodução

LEIA MAIS:

Chacina do Curió: relembre a história do maior massacre do Ceará

Crimes contra a humanidade: você sabe exatamente o que é o Tribunal de Haia?

Marcas sombrias: 22 crimes que abalaram o Brasil

Caso Isabella Nardoni

Em março de 2008, Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi jogada do sexto andar do edifício onde morava com o pai e a madrasta, em São Paulo. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados pela morte da menina.

crimes
Imagem: Aventuras na História

Caso Eliza Samudio

Em 2010, Eliza Samudio desapareceu após um relacionamento conturbado com o goleiro Bruno, ex-jogador do Flamengo. Ela teria sido assassinada a mando de Bruno. O goleiro e outros envolvidos foram condenados pelo crime.

CRIMES
Imagem: Notícias da TV- UOL

Caso Richtofen

Em 2002, Suzane von Richtofen, com a ajuda de seu namorado e o irmão dele, planejou e executou o assassinato dos próprios pais enquanto dormiam, em São Paulo. A motivação seria a herança da família.

criminosos
imagem: AGLIBERTO LIMA/AE

Ônibus 174

Em 2000, um assalto a um ônibus no Rio de Janeiro se transformou em um sequestro transmitido ao vivo. Sandro do Nascimento manteve reféns por horas. A ação policial resultou na morte de uma refém e do sequestrador.

CRIMES
Imagem: comapalavra

Morte de João Hélio

Em 2007, o menino João Hélio foi arrastado e morto após um assalto no Rio de Janeiro. Ele ficou preso ao cinto de segurança do carro da família, que foi roubado.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 24

Assassinato de Patrícia Acioli

Em 2011, a juíza Patrícia Acioli foi assassinada em sua casa. Ela era conhecida por sua atuação firme contra milicianos e policiais corruptos. Onze PMs foram condenados pelo crime.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 25

O cárcere de Eloá Pimentel

Em 2008, Eloá Pimentel, de 15 anos, foi mantida refém por cerca de 100 horas pelo ex-namorado em Santo André, SP. O caso terminou com a morte de Eloá após ação da polícia.

crimes
Imagem: Lançamentos da Netflix

Massacre em Realengo

Em 2011, Wellington Menezes invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio, e atirou contra alunos, matando 12 e ferindo outros. Ele cometeu suicídio após o ataque.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 26

Chacina da Candelária

Em 1993, um grupo de meninos de rua foi alvo de um ataque em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. Oito jovens foram mortos. Policiais foram acusados de envolvimento no crime.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 27

A morte do índio Galdino

Em 1997, o líder indígena Galdino Jesus dos Santos foi queimado vivo enquanto dormia em uma parada de ônibus em Brasília. Cinco jovens da classe alta da cidade foram condenados pelo crime.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 28

A frieza no assassinato do menino Bernardo

Em 2014, Bernardo Boldrini, de 11 anos, foi morto por overdose de medicamentos no RS. Seu pai, madrasta e uma amiga da família foram condenados pelo crime.

canalcienciascriminais.com.br caso bernardo relembre o crime e os dois julgamentos que condenaram leandro boldrini bernardo uglione boldrini
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 29

Boato na internet gera assassinato

Em 2014, uma mulher foi linchada até a morte em Guarujá, SP, após um boato no Facebook acusá-la de sequestro de crianças. O boato era falso.

fabiane maria de jesus foi confudida com retrato falado e linchada por morados da periferia de guaruja em 2014
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 30

Assassinato de Daniella Perez

Em 1992, a atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, foi assassinada pelo colega de novela, Guilherme de Pádua, e sua esposa. Ambos foram condenados.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 31

Caso Gil Rugai

Em 2004, Gil Rugai foi acusado de assassinar o pai e a madrasta em São Paulo. Em 2013, ele foi condenado pelos crimes.

Gil Rugai
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 32

As mortes brutais de Liana Friedenbach e Felipe Caffé

Em 2003, Liana e Felipe foram sequestrados, torturados e assassinados durante um acampamento em Embu-Guaçu, SP. Cinco criminosos foram condenados.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 33

Os crimes do Maníaco do Parque

Entre 1997 e 1998, Francisco de Assis Pereira, conhecido como Maníaco do Parque, estuprou e assassinou ao menos seis mulheres no Parque do Estado, em SP.

Maníaco do Parque
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 34

O atirador do cinema

Em 1999, Mateus da Costa Meira invadiu um cinema em São Paulo e disparou contra a plateia, matando três pessoas.

crimes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 35

O ex-namorado assassino de Sandra Gomide

Em 2000, o jornalista Pimenta Neves assassinou a também jornalista e ex-namorada Sandra Gomide. Ele foi condenado em 2006.

Sandra Gomide
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 36

O caso do jornalista Tim Lopes

Em 2002, o jornalista Tim Lopes foi capturado, torturado e morto enquanto investigava bailes funk dominados por traficantes no Rio de Janeiro.

tim lopes
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 37

Farah Jorge Farah matou a amante

Em 2003, o cirurgião Farah Jorge Farah foi acusado de matar e esquartejar a amante, Maria do Carmo Alves. Ele foi condenado em 2017.

farah
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 38

A morte da missionária Dorothy Stang

Em 2005, a missionária americana Dorothy Stang foi assassinada no Pará por sua atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais. Vários envolvidos foram condenados.

Dorothy Stang
Relembre agora 22 crimes que chocaram o Brasil 39

Caso Matsunaga

Em 2012, Marcos Matsunaga foi assassinado e esquartejado pela esposa, Elize Matsunaga. Ela foi condenada em 2016.

Elize Matsunaga
Foto: Redes Sociais/Arquivo Pessoal

Estes crimes, além de trágicos, trouxeram debates importantes sobre justiça, violência e os valores da sociedade brasileira.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo