Noticias

Crimes contra a humanidade: você sabe exatamente o que é o Tribunal de Haia?

O Tribunal de Haia: uma visão sobre a maior corte internacional

Inaugurado em 2002, o Tribunal de Haia é o principal órgão de jurisdição internacional, com atuação em 123 países. Referência em direito internacional, o tribunal é um bastião na luta contra os crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

O Tribunal de Haia, ou Tribunal Penal Internacional (TPI), nasceu do Estatuto de Roma, documento firmado em 1998, propondo a criação de um tribunal internacional permanente e independente. Instalado na emblemática cidade de Haia, nos Países Baixos, o TPI assume um papel fundamental no palco global.

Tribunal de Haia
Crimes contra a humanidade: você sabe exatamente o que é o Tribunal de Haia? 3

LEIA MAIS:

Alexandre de Moraes (STF) bate o martelo e defende punição aos réus do 8 de janeiro

Zeca Dirceu protocola representação criminal contra deputado por fake news sobre tragédia

O que define a jurisdição do Tribunal de Haia?

A jurisdição do Tribunal de Haia está limitada aos países signatários do Estatuto de Roma. Assim, apenas os cidadãos destes países podem ser julgados pela corte. Além disso, o TPI só julga pessoas físicas que cometeram graves delitos internacionais, não Estados. Atualmente, o Tribunal de Haia está sob a liderança do juiz nigeriano Chile Eboe-Osuji.

Quais crimes são julgados pelo Tribunal de Haia?

O TPI só trata de crimes de extrema gravidade e com grande repercussão internacional como genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crimes de agressão. Para que uma pessoa seja julgada pelo TPI, é necessário que ela seja formalmente denunciada e, se a denúncia for aceita, ela deve ser entregue à custódia do tribunal para que o julgamento possa acontecer.

Por que o Estatuto de Roma é tão importante?

O Estatuto de Roma, fundação do TPI, foi um marco no direito internacional. Representantes de 148 países se reuniram em Roma em 1998, resultando na criação do Estatuto que estabelecia critérios para a constituição e operação do Tribunal Penal Internacional. Após a aprovação do Estatuto pela maioria dos países, o TPI foi instaurado, entrando em vigor em 1º de julho de 2002. Atualmente, 123 países reconhecem a autoridade do TPI, com exceção apenas do Burundi e Filipinas que se retiraram.

Tribunal de Haia
Crimes contra a humanidade: você sabe exatamente o que é o Tribunal de Haia? 4

Quais foram os casos mais destacados pelo Tribunal?

Desde a sua inauguração, o TPI julgou 28 casos, dos quais quatro tiveram grandes condenações. Atualmente, uma série de investigações estão sendo realizadas em países como Filipinas, Ucrânia, Iraque, Uganda, Sudão, Venezuela, Líbia e Costa do Marfim.

Em conclusão, o Tribunal de Haia representa um avanço significativo na luta por justiça internacional, reforçando a importância de uma atuação global na busca pela igualdade e paz mundiais.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo