Russo é condenado à prisão por desenho contra a guerra feito pela filha
Um cidadão Russo está foragido após ser condenado a uma pena de dois anos de prisão em virtude do desenho feito pela filha, de 13 anos, contra a guerra da Ucrânia. A denúncia foi feita por uma professora da menina.
Cidadão Russo é condenado por críticas à guerra na Ucrânia
A investigação contra Alexei Moskaliov começou quando a escola de sua filha denunciou às autoridades que a menina tinha feito um desenho mostrando mísseis indo em direção a uma mulher e uma criança com uma bandeira ucraniana opondo-se a guerra no país.
Ao investigarem as redes sociais do Russo, eles descobriram postagens feitas por ele criticando a operação na Ucrânia. Por isso, ele foi acusado de “desacreditar os militares russos” e colocado em prisão domiciliar no dia 1º de março.
A audiência de julgamento aconteceu na última terça-feira (28), e a sentença condenatória foi lida na ausência do réu, que não compareceu. O advogado de Moskaliov informou que a última vez que o viu foi na segunda-feira (27). A imprensa do tribunal de Efremov divulgou que o réu havia fugido durante a noite.
Anteriormente, a justiça também havia determinado que a filha de Alexei, Maria Moskaliova, fosse colocada sob tutela e que poderia ser “enviada para um orfanato dentro de um mês”.
O caso gerou indignação no país e os cidadão iniciaram uma petição online para que a menina fosse devolvida pelo pai. Até mesmo o chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigojine, cujos homens lutam na linha de frente na Ucrânia, apoiou Maria e criticou as autoridades locais.
Fonte: G1