Noticias

Valdemar Costa Neto, líder do PL, ganha liberdade provisória após prisão em operação da PF

O político e presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, foi solto da carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) no sábado, dia 10 de novembro de 2023. A liberdade provisória de Valdemar foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão ocorreu na quinta-feira, dia 8 de novembro, durante uma operação da PF que tinha como objetivo investigar uma alegada tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente, Jair Bolsonaro, no poder depois de ser derrotado nas eleições de 2022 por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

valdemar costa neto
Foto: Evaristo Sá/AFP

Leia mais:

Suspeito de matar galerista renomado teria tirado fotos na casa da vítima 1 mês antes

Senado prioriza projeto de lei que visa acabar com ‘saidinhas’ de presos após morte de PM

Após ser liberado, Valdemar cumprimentou os jornalistas ao deixar a Superintendência, mas escolheu não fazer comentários acerca de sua prisão. De acordo com a decisão que garantia sua liberdade, Moraes se pautou no parecer do vice-procurador da PGR (Procuradoria-Geral da República), Hindenburgo Chateaubriand. Este último argumentou que, aos 74 anos, Valdemar não praticou nenhuma ação violenta.

A prisão em flagrante de Valdemar

A prisão do presidente do PL ocorreu em flagrante, pois o mesmo possuía em sua residência uma arma irregular e uma pepita de ouro. Na sexta-feira, dia 9 de novembro, a prisão em flagrante de Valdemar foi convertida em prisão preventiva por Alexandre de Moraes, ministro do STF.

Segundo informações da Polícia Federal, o grupo que está sob investigação se organizou em equipes para disseminar fraudes nas eleições de 2022, antes mesmo do início do pleito. O suposto plano envolveria justificar uma intervenção militar, usando estratégias de milícias digitais. A Operação Tempus Veritatis, como é chamada, expediu 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva em nove estados e no Distrito Federal.

Fonte: R7 Brasília

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo