NoticiasDireito Penal

Ataque em escola: Juiz estabelece internação de adolescente

A Justiça de Auriflama, no estado de São Paulo, decidiu aplicar uma medida socioeducativa de internação a uma adolescente de 13 anos que foi apreendida pela Polícia Civil de Araçatuba no início de maio. A adolescente estava sendo investigada por planejar um ataque à escola onde ela estudava. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, a medida de internação será reavaliada a cada três meses.

Leia mais:

Caso Gianni Versace: conheça os detalhes da impressionante história do garoto de programa que assassinou o estilista

Madeleine McCann: Solo do reservatório é comparado com amostras da van do principal suspeito

Além da internação, a adolescente também fará tratamento psicológico, assim como seus pais, que serão encaminhados a serviços e programas de proteção, apoio e promoção familiar, além de participarem de cursos ou programas de orientação. O caso está sendo mantido em sigilo pela Justiça. Segundo informações enviadas dos Estados Unidos para o Ministério da Justiça, uma adolescente estava exibindo fotos com armas nas redes sociais e trocando mensagens com outros adolescentes sobre possíveis atentados.

Ataque em escola Juiz estabelece internacao de adolescente
Fonte: Folha Vitória

A informação foi repassada à Divisão de Crimes Cibernéticos do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de São Paulo, que comunicou ao Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da Divisão Especializada de Investigações Criminais de Araçatuba que o perfil no Instagram referia-se a um claro massacre de alunos de Auriflama.

A adolescente de 13 anos foi identificada como responsável pelo perfil e foi localizada pelas equipes do Secold, GOE (Grupo de Operações Especiais) e Policiais Civis da Delegacia de Auriflama na escola onde estudava.

O celular da adolescente foi apreendido e nele foram encontradas mensagens de texto e imagens com conteúdo nazista

Durante a investigação, a polícia encontrou no quarto da jovem um revólver e uma espingarda com munições, uma máscara preta com estampa de caveira e um caderno com ilustrações e desenhos relacionados aos acontecimentos. O celular da suspeita foi apreendido e nele foram encontradas mensagens de texto e imagens com conteúdo nazista.

De acordo com as informações fornecidas pela polícia, o pai da adolescente assumiu a posse das armas, que foram apreendidas por não possuírem registro. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, mas pagou a fiança no valor de dois salários mínimos e responderá ao crime em liberdade. A polícia também informou que o pai afirmou não ter conhecimento das mensagens feitas pela filha, enquanto a mãe da estudante assumiu o conhecimento das publicações, mas não sabia como agir diante da situação.

Após analisar o caso, o juiz Tobias Guimarães Ferreira decidiu que a adolescente seria internada. Ele considerou que ela estava realmente planejando um ataque à sua escola, motivada por motivos discriminatórios, e que havia se apossado da arma de fogo de seu pai e planejava adquirir outra arma de terceiros. O juiz destacou que as ações da jovem foram influenciadas pelo ideário nazista ao qual ela foi exposta, o que configurava uma motivação discriminatória suficiente e a tentativa de cometer atos terroristas. Além disso, foi constatado que a adolescente chegou a tomar medidas concretas para realizar seu plano.

Fonte: Hojemais

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo