NoticiasDireito Penal

Avança no Senado PL que torna corrupção crime imprescritível

O projeto foi apresentado pelo senador Marcos Do Val

Na terça-feira, 5 de setembro de 2023, a Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou um projeto de lei que propõe tornar a corrupção um crime não prescrito com o tempo. Agora, o projeto será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise.

O projeto, apresentado pelo senador Marcos do Val, visa incluir a corrupção ativa (oferecer vantagens indevidas a funcionários públicos), a corrupção passiva (solicitar ou receber vantagens indevidas por causa de sua função) e a lavagem de dinheiro (ocultar a origem, entrega ou propriedade de bens) na lista de crimes que não terão prazo limitado para serem julgados.

A relatoria do projeto ficou a cargo do senador Espiridião Amin (PP-SC), que deu seu apoio ao projeto sem fazer nenhuma alteração.

canalcienciascriminais.com.br avanca no senado pl que torna corrupcao crime imprescritivel corrupcao 1
Fonte: Jovem Pan

Leia mais:

Boate Kiss: STJ mantém a anulação do Júri e da condenação dos réus

Condenado por matar a filha, Nardoni faz resenha de livro ‘Carta ao pai’ para reduzir pena

O crime de corrupção prescreve devido à quantidade de recursos que chegam ao STF

Ele justificou que o sistema de Justiça brasileiro enfrenta uma sobrecarga de processos e devido à possibilidade de recursos e diferentes instâncias, é “razoável” que não haja prazo para limitar o julgamento de casos de corrupção. O senador Do Val, autor do projeto, argumentou que é comum que casos de corrupção cheguem até o Supremo Tribunal Federal (STF) devido a diversos recursos, o que pode resultar na prescrição e impunidade de supostos corruptos no Brasil.

“As consequências da corrupção para a sociedade são avassaladoras”, afirmou Duval.

canalcienciascriminais.com.br avanca no senado pl que torna corrupcao crime imprescritivel corrupcao
Fonte: Poder360

Ele também destacou que o país enfrenta desvios de recursos em larga escala, prejudicando áreas como saúde, educação e segurança pública, e que as consequências são devastadoras para a sociedade. Caso o projeto seja aprovado na CCJ, ele seguirá diretamente para análise pela Câmara dos Deputados, a menos que os senadores solicitem que o plenário do Senado analise o tema.

Fonte: Bruno Giovanni

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo