Noticias

Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA que se torna réu por crimes federais

Donald Trump enfrenta 37 acusações de crimes federais

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontra-se novamente em maus lençóis, desta vez, enfrentando 37 acusações de crimes federais. Trump foi visto saindo de um de seus resorts na Flórida e chegando ao Tribunal Federal por volta das 14h. Apesar do clima tenso, ele não teve que tirar foto de identificação nem foi algemado. Do lado de fora do tribunal, encontravam-se apoiadores e manifestantes, demonstrando a polarização política em torno do ex-presidente.

As acusações contra Trump são relacionadas a documentos secretos que ele levou para sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida, ao deixar a presidência. Esses papéis incluíam informações sensíveis, como dados sobre o arsenal nuclear dos EUA e vulnerabilidades militares. A polícia descobriu as caixas de documentos espalhadas pela mansão, incluindo no banheiro. Por esse motivo, Trump enfrenta 31 acusações de violação da lei de espionagem.

Leia Mais:

Madeleine McCann: os efeitos dos julgamentos da mídia na justiça

Quanto custou a investigação do caso Madeleine McCann?

Quais outras acusações foram feitas contra o ex-presidente Donald Trump?

Além das acusações de violação da lei de espionagem, os promotores também alegam que Trump tentou esconder alguns dos documentos da investigação. Essa suspeita resultou em três acusações por manter ou ocultar documentos de uma investigação federal. A lista de acusações também inclui duas por declarações falsas e uma por conspiração para obstruir a Justiça.

Essa é a segunda vez em pouco mais de dois meses que Donald Trump é acusado de um crime, mas é a primeira vez que enfrenta acusações na esfera federal. Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, não há uma lei semelhante à chamada “Lei da Ficha Limpa” do Brasil; portanto, caso ele seja condenado, ainda pode continuar seu suposto retorno à política, concorrendo à presidência nas eleições de 2024.

Donald Trump
Imagem: VEJA

Qual a reação de Donald Trump e seus apoiadores diante das acusações?

Após deixar o tribunal na última terça-feira (13), Trump fez uma aparição em um restaurante cubano em Miami, onde foi recebido pelos seus apoiadores. Eles até cantaram parabéns para o ex-presidente, que completou 77 anos na quarta-feira (14). Depois desse evento, a comitiva de Trump viajou em avião particular para Nova Jersey, onde ele tinha um comício marcado para a noite do mesmo dia.

As acusações e investigações contra Donald Trump demonstram a persistência do debate político em torno de sua figura. Com o clima tenso e polarizado nos Estados Unidos, o desfecho desses processos judiciais e o futuro da carreira política de Trump são questões em aberto, e os próximos meses prometem momentos decisivos tanto para o ex-presidente quanto para o país.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo