NoticiasDireito Penal

Escândalo no Metrô de SP: Seguranças causam indignação ao abordar homem negro

Durante a tarde de segunda-feira (19), alguns usuários do metrô de São Paulo, na estação Barra Funda, filmaram uma ação violenta dos seguranças do local ao abordarem um homem negro sob a acusação de vender passagens ilegais. Os passageiros ao redor da cena gritaram “racistas” para os agentes. Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver três seguranças abordando o homem, cuja identidade não foi revelada.

Leia mais:

Enfermeiro Impostor: Investigação revela suspeito de se passar por médico e realizar cirurgias com consequências fatais

Atirador em escola no PR disse que ataque foi retaliação pelo período em que sofria bullying, afirma delegado

Nas imagens, um dos seguranças tenta aplicar um mata-leão no homem, enquanto em outro vídeo registrado por outro passageiro, capturado de um ângulo diferente, pode-se notar pelo menos dez seguranças envolvidos na ação contra o homem. Enquanto os espectadores questionavam o grupo sobre a razão pela qual estavam agindo dessa maneira contra um “trabalhador”, um dos agentes respondeu que eles também estavam trabalhando.

canalcienciascriminais.com.br escandalo no metro de sp segurancas causam indignacao ao abordar homem negro homem
Fonte: DCM

Testemunhas informaram em suas redes sociais que o homem foi enforcado aparentemente “sem motivo algum”

Em vários vídeos publicados, é possível ver quando os agentes conseguiram retirar o homem do metrô, sendo vaiados e insultados com palavrões e confissão de racismo enquanto passavam por entre a multidão. Alguns passageiros que testemunharam a abordagem dos seguranças informaram em suas redes sociais que o homem foi enforcado aparentemente “sem motivo algum”. Além disso, os agentes usaram spray de pimenta contra as pessoas que tentavam intervir na abordagem, prescritos por muitos como agressiva e exagerada.

O Metrô divulgou uma declaração sobre o incidente “Na tarde desta segunda-feira (19), na estação Palmeiras-Barra Funda, um homem que vendia ilegalmente bilhetes foi abordado por agentes de segurança do Metrô. Durante a abordagem, o vendedor clandestino agrediu os agentes e precisou ser contido. A Polícia Militar foi acionada e o encaminhou para a Delegacia de Polícia onde está sendo registrado o boletim de ocorrência. Todas as ações da equipe de segurança são avaliadas e se algum excesso for identificado, os funcionários passam por reorientação ou até sanção disciplinar. O Metrô reforça ainda que a venda ilegal de bilhetes é crime e pede a colaboração dos passageiros em não incentivar essa prática”

Fonte: meionorte.com

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo