Incrível! Ex-detento supera todas as expectativas e agora é estudante de medicina
Um exemplo inspirador de que é possível recomeçar, é a história do ex-detento Wallace William da Costa, um estudante de 44 anos que atualmente cursa o segundo período de medicina na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFT).
No entanto, a jornada de Wallace teve um início difícil. Aos 18 anos, ele foi preso por tráfico de drogas e cumpriu quatro anos em regime fechado na Penitenciária José Edson Cavalieri. Enquanto estava na prisão, Wallace decidiu que precisava mudar sua vida. Ele se formou no ensino médio e começou a escrever uma nova história para si mesmo através da educação.
O ex-detento acredita que sua jornada é uma prova de que devemos lutar pelos nossos sonhos e que mesmo quando estamos no fundo do poço, ainda há esperança.
“Geralmente a pessoa que está nesse lugar não consegue enxergar nada de diferente. Mas, se você lutar, muda essa situação. Quando você bate no fundo do poço, você não tem mais para onde descer, então é onde você pega o impulso e sobe. Sempre vai haver esperança, desde que a pessoa queira. Sempre há uma nova forma de ver a vida.”
Depois de sair da prisão, Wallace fez um curso de técnico de enfermagem.
Ex-detento encontrou dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho mesmo formado em Medicina
No entanto, apesar de se formar, ele enfrentou dificuldades para conseguir emprego na área devido ao seu histórico criminal. Ele passou por um processo seletivo em um hospital, mas uma pergunta sobre sua passagem pelo sistema judicial acabou com suas chances de emprego.
Desesperado para seguir sua carreira na área da saúde, o ex-detento se mudou para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades. Ele estudou para concursos públicos e foi aprovado em nove deles, além de trabalhar em instituições importantes como a Fiocruz.
Infelizmente, ele precisou se aposentar jovem devido a problemas de saúde. No entanto, aproveitou seu tempo livre para estudar e prestar vestibular para ingressar em um novo curso universitário.
A prova aconteceu em uma escola localizada no Bairro Linhares, em Juiz de Fora, que é a mesma região em que o presídio em que Wallace cumpriu pena está localizado.
Wallace foi aprovado em engenharia, odontologia e medicina, mas optou por seguir carreira na área médica. O ex-detento está atualmente cursando o segundo período de medicina em Tocantins e procura maneiras de retornar para perto da família, que ficou em Minas Gerais, onde vive sua esposa e suas quatro filhas.
o sonho do ex-detento é se formar e ajudar outras pessoas, doando seus conhecimentos e habilidades pelo menos um dia por semana em instituições como presídios, lares de idosos, centros de reabilitação e para pessoas em situação de rua.
Fonte: G1