NoticiasDireito Penal

Nova estratégia do tráfico envolvendo várias “mulas” e malas coloridas intriga PF

A Polícia Federal se surpreendeu com a prisão de oito indivíduos no aeroporto de Fortaleza em 30 de abril, que estavam com malas contendo cocaína prontas para embarcar para Portugal.

Leia mais:

Maddie McCann: Irmã de Madeleine acende velas em memória à irmã desaparecida

Jovem detida em incidente com BMW desrespeita Policiais e diz que o pai pode comprar Brasília inteira

O método utilizado chamou a atenção da PF, já que todas as malas despachadas eram iguais em marca, modelo e tamanho e a droga estava escondida dentro da estrutura do material, sendo a única diferença a cor.

Normalmente, esses transportadores, conhecidos como “mulas”, viajam sozinhos para destinos internacionais, e a PF nunca havia visto um caso em que oito pessoas tentassem embarcar juntas em um mesmo voo com drogas.

Cada suspeito alegou ter recebido R$ 15 mil para levar uma mala contendo cerca de 3 kg de cocaína até Lisboa.

No dia seguinte à apreensão de drogas em malas no aeroporto de Fortaleza, a polícia portuguesa apreendeu drogas similares com passageiros de um voo saindo do Recife. As malas eram semelhantes às encontradas em Fortaleza, e os passageiros chegaram quase no mesmo horário que o voo de Fortaleza.

Quatro pessoas foram presas em Portugal com um total de 7 kg de cocaína, o que sugere que o esquema possa ser operado por uma grande facção criminosa, de acordo com o jornal “O Povo”.

O chefe da Delegacia Regional da PF disse que a estratégia de ter oito pessoas em um voo com drogas em malas é nova

O chefe da Delegacia Regional da Polícia Federal, Alan Robson Alexandrino, disse que a estratégia de ter oito pessoas em um voo com drogas em malas é nova. Os suspeitos alegaram que receberam dinheiro e tiveram suas despesas pagas pelo grupo criminoso.

A PF no Ceará, abriu um inquérito para investigar os financiadores da operação. Das oito pessoas detidas, cinco são mulheres. Os suspeitos, com idades entre 20 e 30 anos, foram presos em flagrante.

O método usado pelos traficantes chamou a atenção da polícia, pois os oito suspeitos embarcariam juntos em um mesmo voo para Portugal, algo inédito. Todos afirmaram que aceitaram a proposta por causa das condições financeiras precárias.

Após a prisão em Fortaleza, foi descoberto que drogas em malas similares foram apreendidas com passageiros de voo saídos do Recife, levantando suspeitas de um esquema operado por uma grande facção criminosa.

Quatro pessoas foram presas em Portugal com um total de 7 kg de cocaína.

A descoberta da droga foi feita por um cão novato nas operações da PF cearense, Kano, um pastor alemão de apenas dois anos de idade. “Ele acabou de chegar, tem um mês nas operações e já fez essa descoberta“, diz Alan.

Os aeroportos de Fortaleza e do Recife são comumente usados para envio de drogas por conta da proximidade com centros de recepção na Europa e EUA.

A polícia irá investigar quem financiou a operação e se os suspeitos estavam a serviço de uma facção ou de um grupo forte de traficantes.

Fonte: UOL

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo