NoticiasDireito Penal

Policia prende ‘Patrão do Crime’ suspeito de aplicar golpes e faturar 300 milhões de reais

O líder do grupo criminoso vinha operando em várias regiões

Na manhã desta quinta-feira (17/8), agentes da polícia civil prenderam um dos principais criminosos envolvidos em golpes no Distrito Federal. Esse indivíduo estava à frente de uma organização criminosa que vinha sendo investigada por realizar golpes bancários e lavagem de dinheiro. Os danos financeiros totais causados ​​por essas atividades ilícitas chegam a cerca de R$ 300 milhões, somente nos últimos dez anos. O inquérito revelou que o líder desse grupo criminoso vinha operando em várias regiões, incluindo o Distrito Federal, Goiás e o Pará, por mais de uma década.

canalcienciascriminais.com.br policia prende patrao do crime suspeito de aplicar golpes e faturar 300 milhoes de reais golpes 1
Fonte: Cidade Verde

Leia mais:

‘Premeditado’: espanhol que matou companheiro na Tailândia pode ser condenado a pena de morte

Jovem acusado de estuprar a irmã comete mesmo crime com criança de 9 anos

Suas ações abrangem diversos tipos de golpes de estelionato relacionados a fraudes bancárias, predominantemente através da invasão de contas usando links falsos ou induzindo a instalação de programas maliciosos para roubar fundos de indivíduos, empresas e até prefeituras. A polícia detalhou que outros membros da quadrilha passaram a auxiliar a partir de 2019, trabalhando na ocultação dos lucros obtidos por meio dos golpes. Eles utilizaram táticas como criar empresas de fachada ou adquirir propriedades e veículos de luxo.

O chefe da organização investigada por realizar golpes bancários possui antecedentes criminais

O líder preso possui histórico de crimes como formação de quadrilha, furtos isolados, organização criminosa e posse de substâncias ilícitas. A Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e as Fraudes (Corf), juntamente com a 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural), conduziram o inquérito. A operação, batizada de “Big Boss”, contou com o apoio das polícias civis de Goiás, Espírito Santo e Pará, assim como do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (NCyber) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

canalcienciascriminais.com.br policia prende patrao do crime suspeito de aplicar golpes e faturar 300 milhoes de reais golpes 1
Fonte: Correio Braziliense

Devido à acusação de envolvimento em organização criminosa e lavagem de dinheiro, os suspeitos enfrentam a possibilidade de condenações com penas superiores a 15 anos de prisão. Além disso, suas propriedades foram confiscadas pelo sistema judicial. O nome “Big Boss” foi escolhido para a operação devido à maneira como os outros membros da quadrilha se referiam ao líder, chamado-o de “patrão”. Nessa ação, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão em diferentes locais, incluindo Samambaia (DF), Planaltina (GO), Serra (ES), Goiânia (GO) e Marabá (PA). Um dos alvos chegou a se candidatar a vereador em Planaltina de Goiás. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela polícia.

Fonte: Metrópoles

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo