Noticias

Caso de Lockerbie: relembre o atentado mais mortal cometido contra o Reino Unido

Tragédia em Lockerbie: O atentado mais Devastador Contra o Reino Unido

Um dos episódios mais marcantes do terrorismo moderno que carrega em sua história, intrigas e enigmas ainda sem solução, é o atentado à um avião da Pan Am ocorrido em dezembro de 1988 sobre a cidade de Lockerbie na Escócia. Esse evento, traduzindo-se em tragédia, resultou na morte de 270 pessoas. Hoje, após mais de três décadas vem à tona novas reviravoltas na investigação e traz um novo protagonista culpado por fabricar a bomba que causou a tragédia.

Líbio de origem, Abu Agila Masud é, segundo autoridades escocesas e dos EUA, o responsável pela fabricação do explosivo que derrubou o Boeing 747, matando todos os ocupantes do voo de Londres para Nova York e mais 11 pessoas em terra. Junto às acusações, acrescenta-se o fato de Abu Agila Masud agora estar sob custódia dos Estados Unidos.

Lockerbie
Imagem: reprodução/ Gazeta do povo

LEIA MAIS:

Mês da Consciência Negra: relembre atletas famosos que ajudaram na luta contra o crime de racismo

STF bate o martelo e PF cumpre mandados contra investigados por ‘tentativa de golpe’

O que sabemos sobrea acusação de Abu Agila Masud?

Abu Agila Masud foi acusado pelas autoridades estadunidenses há aproximadamente dois anos. Especula-se que Masud tinha sido raptado por um grupo de milícias na Líbia e estaria prestes a ser entregue às autoridades americanas para julgamento. Recentemente, informações apontam que Masud comparecerá perante um tribunal federal em Washington. Vale relembrar que anos atrás, o suspeito cumpria pena de prisão na Líbia por fabricação de bombas.

Qual o contexto histórico e consequências do atentado de Lockerbie?

A tragédia de Lockerbie remonta a 21 de dezembro de 1988 quando o voo 103 da Pan Am foi vítima de um atentado terrorista. A aeronave, que fazia a rota Frankfurt-Detroit com escalas em Londres e Nova York, foi destruída por uma bomba escondida a bordo. A explosão resultou no pior desastre aéreo da história do Reino Unido e, até hoje, é considerado o ato de terrorismo mais mortal já ocorrido em solo britânico.

A investigação que se seguiu ao incidente durou três anos e foi conduzida pela polícia escocesa junto ao FBI. Em 1999, o então líder líbio Muammar Gaddafi entregou dois suspeitos para julgamento, dentre eles, Abdelbaset al-Megrahi que foi condenado e posteriormente liberado devido ao diagnóstico de câncer. Al-Megrahi sempre alegou inocência, tendo o recurso contra sua sentença negado e outro abandonado.

Os recentes eventos envolvendo Abu Agila Masud adicionaram uma nova camada de complexidade ao caso e a continuação da investigação pode revelar ainda mais aspectos sobre esse infame atentado. Com isso, o episódio de Lockerbie ainda é um livro aberto que desperta curiosidade em muitos e, acima de tudo, clamor por justiça nos corações daqueles que sofreram perda no trágico evento.

Lockerbie
Imagem: reprodução/ VOA Português

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo