Noticias

Saiba qual foi o desfecho de 5 serial killers que aterrorizaram o Brasil e o mundo

Os destinos dos serial killers mais brutais da história

Serial killers são uma categoria peculiar de criminosos. A brutalidade dos seus crimes os torna objetos de medo e desprezo, ao mesmo tempo que a sua maneira de agir, às vezes fria e calculista, inspira um tipo de fascinação mórbida. Filmes, séries e livros têm feito deles personagens icônicos da cultura pop. Mas o que acontece com essas pessoas quando a justiça finalmente as alcança? O objetivo deste artigo é lançar luz sobre o destino de cinco serial killers notórios.

Antes de mergulharmos nos casos individuais, vale a pena notar que a maneira como a sociedade lida com assassinos em série tem mudado drasticamente ao longo dos anos. Desde a forma como são tratados pela mídia até as decisões judiciais que determinam o seu destino, parece que continuamos procurando a resposta para a pergunta: como devemos lidar com essas pessoas que cometeram atrocidades tão horríveis?

LEIA MAIS:

Caso Narvarte: o chocante crime com a execução de cinco pessoas que abalou o México

Omissão deliberada na anotação da carteira de trabalho: compreenda as implicações criminais dessa conduta

Maníaco do Parque

Francisco de Assis Pereira, apelidado de “Maníaco do Parque”, aterrorizou São Paulo em 1998, sendo condenado a 268 anos de prisão por assassinar e estuprar 16 mulheres. Hoje, encontra-se preso na Penitenciária de Iaras, com a possibilidade de solicitar o regime semiaberto apenas em 2036.

Maníaco do Parque
Saiba qual foi o desfecho de 5 serial killers que aterrorizaram o Brasil e o mundo 6

Ted Bundy: perseguidor ou presa?

Considerado um dos maiores serial killers dos Estados Unidos, Ted Bundy, foi condenado pela morte de 30 mulheres na década de 1970. Bundy foi preso duas vezes, em 1975 e 1978 e, após uma década de espera, foi executado na cadeira elétrica na Prisão Estadual da Flórida em janeiro de 1989.

suspected-murderer-theodore-bundy-charged-with-the-killings-news-photo-1580334327
Saiba qual foi o desfecho de 5 serial killers que aterrorizaram o Brasil e o mundo 7

O destino de Bandido da Luz Vermelha

João Acácio Pereira da Costa, conhecido como “Bandido da Luz Vermelha”, era um ladrão e assassino infame na década de 1960. Acusado de 77 roubos, quatro assassinatos e sete tentativas de homicídio, ele passou 30 anos na prisão antes de ser libertado. Tendo a sua liberdade interrompida, foi assassinado por um tiro na cabeça, em janeiro de 1998 pelo pescador Nelson Pinzegher que agiu em legitima defesa.

Bandido da Luz Vermelha
Saiba qual foi o desfecho de 5 serial killers que aterrorizaram o Brasil e o mundo 8

Richard Ramirez e a justiça final

Richard Ramirez, também conhecido como o ‘Perseguidor da Noite’, matou 13 pessoas e cometeu inúmeros crimes violentos em Los Angeles durante a década de 1980. Capturado em 1985, Ramirez foi condenado à morte, mas morreu de câncer na prisão em 2013 antes de poder ser executado.

Richard Ramirez
Saiba qual foi o desfecho de 5 serial killers que aterrorizaram o Brasil e o mundo 9

O terrível legado do Vampiro de Niterói

Por fim, temos Marcelo Costa de Andrade – o “Vampiro de Niterói”. Ele deixou o Rio de Janeiro em estado de choque ao assassinar 14 crianças no início da década de 1990. Desde as suas ações horripilantes até o seu destino incerto, o caso de Marcelo Costa de Andrade permanece como um exemplo sombrio da mente de um serial killer. Depois de ser preso e avaliado, ficou decidido que ele deveria ser internado num hospital psiquiátrico devido aos seus problemas mentais que impediam que ele pudesse ser julgado. Ele permanece internado até hoje.

vampiro de niteroi
Imagem: aventurasnahistoria

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo