NoticiasDireito Penal

Dilma Rousseff protocola novo processo contra Jair Bolsonaro por injúria

Dilma Rousseff entrou com uma nova queixa-crime contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na 7ª Vara Criminal de Brasília, alegando ter sido vítima de injúria. Bolsonaro compartilhou um vídeo em seu Twitter em 8 de agosto de 2019, que comparava a ex-presidente a uma “cafetina”.

A fala foi uma crítica à Comissão da Verdade, que investigou crimes cometidos durante a ditadura militar, comparando-a a uma cafetina que escolheu sete prostitutas para escrever sua biografia, e o relatório final das prostitutas afirmava que a cafetina deveria ser canonizada.

O ex-presidente afirmou que a comissão criada por Dilma Rousseff é similar à Comissão da Verdade. A defesa de Dilma, representada por Eugênio Aragão, argumentou que Bolsonaro insultou a honra e a dignidade da ex-presidente, e violou as normas de conduta adequada, o que constitui o crime de injúria.

Se condenado, a pena pode ser de um a seis meses de prisão ou uma multa.

Dilma Rousseff já havia entrado com ação penal contra Bolsonaro

Dilma Rousseff já havia entrado com uma ação penal no Supremo Tribunal Federal sobre o mesmo assunto anteriormente.

Após a publicação da postagem, sua equipe jurídica iniciou o processo, mas a ministra Rosa Weber suspendeu-o em 2020, aguardando o fim do mandato de Bolsonaro.

Fonte: Veja

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo