Noticias

15 fatos perturbadores revelados no julgamento do traficante mexicano Joaquín Guzmán

Condenação de Joaquín Guzmán, El Chapo: 15 Revelações Perturbadoras do Julgamento

São Paulo, 13 de fevereiro de 2023 – Em 12 de fevereiro de 2019, o megatraficante mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como El Chapo, foi condenado por um júri em Nova York por todos os dez crimes pelos quais foi acusado, incluindo distribuição de cocaína e heroína, posse ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro. O julgamento que resultou em sua condenação revelou detalhes perturbadores sobre a vida desse chefe do Cartel de Sinaloa.

Frente a isso, vamos abordar algumas das revelações mais impactantes sobre a vida desse homem que, aos 65 anos, pode ser condenado à prisão perpétua. Curiosamente, o julgamento, que durou 11 semanas, veio à tona com 15 fatos perturbadores sobre o narcotraficante.

Joaquín Guzmán
15 fatos perturbadores revelados no julgamento do traficante mexicano Joaquín Guzmán 6

LEIA MAIS:

Caso Hyara Flor: o que pode acontecer com criança de 9 anos suspeita de assassinar cigana com tiro acidental

Mistério no Equador: assassinato de dirigente político logo após morte de candidato deixa o país em alerta máximo

O que sabemos sobre a vida de Joaquín Guzmán, El Chapo?

Sala da morte hi-tech

Edgar Galvan, uma testemunha-chave, contou que um dos matadores de aluguel de El Chapo tinha uma sala de execução especial. Esta sala foi descrita como tendo paredes isoladas acusticamente para abafar gritos e um sistema de drenagem para facilitar a limpeza após as torturas e execuções.

canalcienciascriminais.com.br revelacoes chocantes do julgamento de el chapo assassinatos corrupcao e abusos sexuais julgamento
15 fatos perturbadores revelados no julgamento do traficante mexicano Joaquín Guzmán 7

Abuso de menores

Alex Cifuentes, um ex-associado próximo de El Chapo, fez alegações chocantes de que Guzmán drogava e estuprava meninas de 13 anos, vendo-as como suas “vitaminas” para mantê-lo jovem.

Propina de US$ 100 milhões

Em um dos pontos mais controversos do julgamento, Cifuentes alegou que El Chapo havia pago uma propina astronômica ao ex-presidente mexicano Enrique Peña Nieto, antes mesmo de ele tomar posse.

Espionagem íntima

El Chapo era conhecido por ser extremamente paranoico. Utilizando um software espião, ele monitorava as conversas e mensagens de sua esposa e amantes. Ironia do destino, foi através dessas mesmas interceptações que o FBI reuniu evidências incriminadoras contra ele.

Relatos de execuções brutais

A brutalidade de El Chapo foi trazida à luz quando seu ex-guarda-costas, Isaias Valdez Rios, descreveu várias torturas e execuções que presenciou, incluindo vítimas sendo queimadas vivas e outras sendo enterradas ainda vivas.

canalcienciascriminais.com.br revelacoes chocantes do julgamento de el chapo assassinatos corrupcao e abusos sexuais el chapo
15 fatos perturbadores revelados no julgamento do traficante mexicano Joaquín Guzmán 8

A fuga cinematográfica

A fuga de El Chapo da prisão de segurança máxima de Altiplano em 2015 foi digna de um filme de Hollywood. O plano envolveu um túnel de 1,6 km, equipado com iluminação e ventilação, que levava diretamente ao chuveiro de sua cela.

Banho e fuga

Em outra fuga impressionante, Chapo escapou de uma operação policial ao se esconder em um túnel secreto sob uma banheira. Ao sair do túnel, estava tão coberto de lama que foi encontrado sem suas roupas.

Armamento extravagante

El Chapo tinha um gosto por extravagância, como evidenciado por suas armas. Dentre elas, estavam armas cravejadas de diamantes e um fuzil AK-47 banhado a ouro.

A morte por um aperto de mão esquecido

Um relato bizarro descreveu como um membro do cartel que esqueceu de apertar a mão de El Chapo em um encontro foi posteriormente assassinado junto com sua esposa.

Mentiras fatais

Em outro episódio violento, Chapo supostamente matou um primo apenas porque ele mentiu sobre a localização de um de seus esconderijos.

canalcienciascriminais.com.br revelacoes chocantes do julgamento de el chapo assassinatos corrupcao e abusos sexuais arma
15 fatos perturbadores revelados no julgamento do traficante mexicano Joaquín Guzmán 9

Vida de luxo

Apesar de seu mundo violento, Chapo desfrutava de luxos. Ele possuía propriedades opulentas, um zoológico privado, e viajava frequentemente em jatos privados.

Comunicação clandestina

Para evitar a detecção, El Chapo utilizava um sistema complexo de comunicações, que incluía telefones satélite criptografados e mensageiros dedicados.

Rede global

A magnitude das operações de El Chapo ficou evidente quando foi revelado que ele controlava rotas de distribuição que iam desde a América do Norte até a Austrália.

A guerra contra os Zetas

A brutalidade de El Chapo não se limitava à sua organização. Ele travou uma guerra territorial sangrenta contra o cartel rival, Los Zetas, levando a massacres e derramamento de sangue em várias regiões do México.

canalcienciascriminais.com.br revelacoes chocantes do julgamento de el chapo assassinatos corrupcao e abusos sexuais prespo
15 fatos perturbadores revelados no julgamento do traficante mexicano Joaquín Guzmán 10

Mudanças de identidade

Para evitar ser capturado, Chapo recorreu a diversas cirurgias plásticas, mudando sua aparência e utilizando nomes falsos para se esconder das autoridades.

Estes fatos, revelados durante o julgamento de Joaquín “El Chapo” Guzmán, dão uma visão do submundo violento e complexo do tráfico de drogas. A extensão da corrupção, a intrincada rede de operações e a brutalidade inimaginável mostram os desafios enfrentados por governos e agências de aplicação da lei em sua luta contra o narcotráfico.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo