Noticias

Novo ministro da Justiça: saiba qual é o nome cogitado pelo PT para possível substituição de Flávio Dino

Ministério da Justiça: Quem irá tomar as rédeas com possível indicação de Flávio Dino para o STF?

Diante das especulações de que o atual ministro, Flávio Dino, possa ser indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), surgem nomes cotados para assumir esse crucial posto. Entre eles, destacam-se Augusto de Arruda Botelho (atual secretário de Justiça), Marco Aurélio Carvalho (advogado) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União). A pasta do Ministério da Justiça (MJ) é uma das mais significantes dentro da administração do governo. Debaixo de sua responsabilidade está a Polícia Federal, o que eleva ainda mais a relevância da figura à frente do cargo.

Embora exista uma perceptível divergência de opiniões e preferências dentro dos partidos relacionados, vários indícios apontam que o favorito para assumir o MJ, segundo o PT, seria Jorge Messias. Há ainda um aceno que o mesmo possa ser indicado para o STF, caso haja uma vaga.

Dino
Imagem: G1

Leia Mais:

Chacina do Curió: relembre a história do maior massacre do Ceará

‘Adestrado’ em fugas: brasileiro que escapou de prisão americana já pulou muro de 4,5 metros para fugir de internação

Flávio Dino no STF: desejo ou realidade?

No cenário atual, a marcação de Augusto de Arruda Botelho, do PSB, simbolizaria a manutenção da atual gestão de Flávio Dino. Já o nome de Marco Aurélio Carvalho, por sua vez, não é descartado devido à sua proximidade com o presidente Lula em questões jurídicas, com papel de destaque na coordenação do grupo de prerrogativas. Ainda assim, é provável que a decisão final também leve em conta a futura vaga de Rosa Weber no STF, o que deve ser anunciado por Lula ao voltar de sua viagem aos EUA.

Flávio Dino, atual Ministro da Justiça, é humilde ao falar sobre a chance de ir para o STF. Em uma entrevista concedida ao Estúdio i, na GloboNews, no final de agosto de 2023, ao ser questionado se gostaria de ser Ministro do STF, brincou dizendo: “Tô com cara de ministro do STF?”. Por outro lado, ele não esconde que essa seria uma grande honra e compara a situação a um jogador de futebol sendo convidado para a Seleção Brasileira.

A carreira política de Dino pode ser um obstáculo?

Dino, que já é citado como um dos possíveis nomes do campo progressista para a sucessão presidencial, trabalha com o cenário a partir de 2030. No entanto, estar no STF e se candidatar à presidência é uma combinação intrincada: para isso, ele teria que deixar a magistratura, assim como fez no passado ao trocar a carreira de juiz pela política – um movimento reverso que, nesse caso, implicaria em abandonar a toga na Suprema Corte. Ainda assim, é uma possibilidade que não pode ser descartada.

Fonte: G1

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo