Noticias

Polícia Civil prende membros do PCC que ”julgavam” criminosos sexuais

Identificados 6 suspeitos de assassinatos associados aos “tribunais do crime” do PCC

Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil de São Paulo, seis criminosos foram identificados como envolvidos em no mínimo cinco assassinatos, ocorridos no ano passado, todos relacionados aos chamados “tribunais do crime”, operados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em São José dos Campos, no interior paulista. Cinco desses suspeitos encontram-se atualmente em prisão e um deles ainda estaria foragido.

Esse aparente tribunal do crime do PCC, também conhecido por “tabuleiros” entre os integrantes da facção, foi revelado através da investigação realizada em cinco inquéritos, um deles envolvendo a morte de Douglas Henrique Ferreira da Silva, técnico de internet de 26 anos cujo corpo foi descoberto com oito tiros às 19h30 do dia 1º de setembro de 2022 na Estrada do Capuava.

Membros do PCC
Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Leia mais:

Ladrão escala parede, invade apartamento e faz a limpa no imóvel

Ex-presidiário é executado com tiros na cabeça e autor do crime se defende

Como funcionam os “tribunais do crime” do PCC?

Durante seu expediente na instalação de cabos de internet, Douglas teria sido sequestrado por membros do PCC, sendo colocado dentro de um GM Kadet branco, como capturado em foto encontrada no celular da vítima. Segundo uma testemunha sigilosa, Douglas foi julgado e condenado à morte em um tabuleiro acusado de um crime sexual sem provas oficiais. Cerca de 10 horas depois, seu corpo foi encontrado morto, conforme laudos periciais.

Qual a ligação entre os crimes e o PCC?

Após a coleta de evidências e análise dos dados, o delegado Neimar Camargo, responsável pelo Setor de Homicídios de São José dos Campos, assegurou que maioria dos homens executados nos ‘tribunais do crime’ do PCC não possuíam investigações formais em andamento contra eles. “Os criminosos [do PCC] se achavam no direito de pegar, julgar, condenar e matar essas pessoas”, declarou Camargo.

No carro usado para sequestrar Douglas foram encontradas marcas de sangue no banco e tapete traseiros, confirmado por um cão farejador chamado Mani e por testes de luminol. Esta evidência, juntamente com outras informações obtidas pela polícia, ajudou a identificar e ligar mais quatro assassinatos, ocorridos no mesmo ano, a estes “tribunais do crime”, todos atribuídos a supostos crimes sexuais sem provas.

Quem são os criminosos identificados pela polícia?

Os seis criminosos identificados são: Samuel Tomaz dos Nascimento, 31 anos, com histórico de tráfico de armas; Ari Francisco de Lima, 47, considerado líder do grupo, com passagens por disparo de arma de fogo, tráfico de drogas e roubo; Cauan Renato da Silva Nascimento, 21, preso por tráfico de armas e drogas; André Luís de Souza Sena Gusmão, 38, com passagens por tráfico de drogas, furto e receptação; Cleandro Ferreira de Sousa, 38, preso em Santa Catarina por mandado de prisão; e Wendel Fernandes dos Santos, 27, que está foragido.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo