Prisão em ação contra terroristas: Operação Lesa Pátria detém suspeito de ataques à democracia
Operação Lesa Pátria: Polícia Federal prende envolvido nos atos golpistas de janeiro
A Operação Lesa Pátria, ação que tem a Polícia Federal (PF) como executora, confirmou a prisão de um homem na última quinta-feira, dia 20, suspeito de envolvimento nos atos terroristas ocorridos no dia 8 de janeiro deste ano, em Brasília. A detenção se deu em Campos dos Goytacazes, distante 240 km do Rio de Janeiro.
A PF, até o momento, não forneceu mais informações sobre a pessoa detida nem específicos sobre o caso. Esta ação faz parte de um esforço mais amplo para lidar com eventos que ameaçam a democracia e o estado de direito do país.
O que é a Operação Lesa Pátria?
A Operação Lesa Pátria é uma ação que visa a desmantelar um esquema envolvendo golpistas que participaram e financiaram aterrorizantes ataques ocorridos no início deste ano. Tais ataques levaram a invasões e depredações no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal
A operação, que é de caráter permanente, já contabilizou 68 prisões, expediu 206 mandados de busca e apreensão, e já instauração 17 inquéritos até a data de 30 de abril deste ano.
Quais são os crimes investigados pela Operação Lesa Pátria?
A PF indicou que os atos investigados pela Lesa Pátria são potencialmente crimes graves, incluindo a tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito; a realização de golpe de estado; associação criminosa; incitação ao crime e atos de destruição e/ou inutilização de patrimônio protegido.
Como a população pode auxiliar nas investigações?
Os cidadãos podem auxiliar na identificação de pessoas envolvidas nesta operação, seja participando, financiando ou fomentando esses atos golpistas. A PF disponibilizou um canal exclusivo para denúncias, através do e-mail: denuncia8janeiro@pf.gov.br.