NoticiasDireito ConstitucionalDireito PenalDireitos HumanosInvestigação Criminal

Vídeo mostra vizinhos com faca e garrafa na porta de humorista Eddy Jr.

Um vídeo postado pelo youtuber e humorista Eddy Junior viralizou no Instagram. Nas imagens o rapaz é vítima de racismo e é visto sendo xingado de “macaco, imundo, feio, urubu e neguinho perigoso” por uma vizinha branca. Agora imagens das câmeras de monitoramento interno do condomínio mostram filha da vizinha com faca na porta de Eddy.

Eddy Junior afirma que o fato ocorreu após ele tentar entrar no mesmo elevador em que estava a vizinha, também moradora de prédio localizado na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

Eddy contou que na noite da última segunda-feira (17), por volta das 02h da manhã, após retornar de passeio com sua cadela, tentou subir no elevador do seu condomínio, quando sua vizinha se negou a compartilhar do mesmo elevador que ele.

Um funcionário do prédio tentou apartar a discussão, porém a vizinha gritava: Cai fora! Não quero ficar com ele! Não vou subir com ele! Não quero!

Logo em seguida, no vídeo, é possível ver a vizinha continuar a disparar xingamentos contra o jovem chamando-o de “imundo”, “cai fora, macaco”, “cai fora, bandido”, “cagão, bundão”.

As ofensas foram registradas no vídeo e as imagens foram postadas nas redes sociais de Eddy. Só no Instagram, o humorista conta com mais de 1,2 milhão de seguidores.

Por meio de sua assessoria, o artista informou que irá registrar boletim de ocorrência, e explicou detalhes do ocorrido:

Era 2h da manhã, desci com a minha cachorra para ela fazer as necessidades. Na hora que eu ia subir, encontrei com essa vizinha. Foi uma coincidência muito grande. Eu ia entrar no elevador, e ela disse que não ia entrar no mesmo elevador que eu. Eu poderia usar o elevador do lado, mas não sou obrigado a mudar de lugar só porque uma mulher racista não quer que eu use o mesmo elevador que ela.

Antes de eu começar a gravar, ela falou várias coisas. Ela falou várias vezes: Como você tem dinheiro para morar aqui?Não sou obrigada a morar no mesmo lugar com esse tipo de gente igual você.

O sistema de monitoramento do condomínio onde residem os envolvidos já conseguiu registrar ao menos duas outras ocasiões envolvendo o humorista e a aposentada.

Novas gravações mostram filho da vizinha com faca

Em uma das gravações, o filho da vizinha é visto em pé na porta do apartamento de Eddy Junior segurando uma faca e uma garrafa, chegando a brincar e apontar a faca na direção da porta. As imagens seriam dos dias 1º e 7 de setembro de 2022. Veja o vídeo divulgado pelo site do G1:

Há uma segunda gravação em que, novamente durante a madrugada, a aposentada e seu filho permanecem por cerca de 1 minuto, na porta do humorista. No registro é possível ver o homem com uma faca presa na bermuda.

Eddy Junior alega que já faz um tempo que sofre perseguições por parte da aposentada e de seu filho, que o acusam de fazer barulho de madrugada em seu apartamento, porém, o humorista afirma que os horários citados pelos reclamantes na verdade se tratam de horários em que está dormindo ou até mesmo está fora de casa:

Me mudei para esse apartamento no final de fevereiro. Quando chegou março ou abril, os porteiros começaram a ligar, quando eu estava dormindo, reclamando de barulho. Mas eu estava dormindo. Foi assim durante vários dias na semana. Às vezes, ligava duas vezes na mesma noite. Houve uma reclamação até num dia em que eu não estava em casa.

Eu nunca tinha nem visto ela. Aí chegaram duas notificações de multa pra mim por importunação e barulho. A minha advogada pediu para ler o livro de reclamações do prédio e tinha muitas reclamações dessa vizinha sobre mim. Mas eram umas reclamações absurdas. Ela falava que eu desligava a máquina de lavar dela, falou que eu hackeei a internet da casa dela, que eu desligava o fogão dela. Alegou que eu a deixei sem gás. O condomínio até retirou as multas.

Os funcionários do condomínio apesar de já terem feito anotações quanto aos fatos, não se pronunciaram sobre o assunto.

A aposentada envolvida, no passado, já processou o condomínio e o humorista, por supostamente ter sofrido “momentos perturbadores na madrugada” causados por barulhos advindos do apartamento em que reside o youtuber.

A mulher também reclamou ter sido vítima de hackeamento, pois, segundo ela, alguém teria desligado seu celular cinco vezes e bloqueado seu computador.

Também alegou possuir uma deficiência intelectual leve diagnosticada por um perito. Há uma certidão de 2018 confirmando a interdição do filho dela por deficiência intelectual leve. Tendo o caso transitado em julgado em 2014.

A administração do condomínio informou que não existem reclamações de outros vizinhos contra o apartamento do humorista, apenas da aposentada.

Em setembro, Eddy chegou a registrar um boletim de ocorrência por conta das ameaças com faca proferidas pelo filho da acusada e narrou:

Teve uma noite em que eu estava na cama deitado, e a minha campainha tocou. Era umas 3h da manhã. Levantei, e o filho dessa vizinha já começou a gritar, dizendo: ‘Eu vou te matar’. Ele veio com uma faca enorme na mão, chutando a minha porta.

Por fim, o youtuber declarou que vai se mudar do prédio por conta dos ocorridos e lamentou a atitude racista dos vizinhos.

Eddy Junior também declarou que irá tomar medidas na justiça:

Espero que a Justiça tome a devida atitude que tem que ser tomada. Como eu sofri ameaça, minha advogada me orientou a sair de lá. Mas o mais triste é que estou trabalhando desde 2016 com internet, tentando ganhar dinheiro. Agora que deu certo, que comecei a ajudar a minha família, preciso sair da minha própria casa por causa de pessoas racistas. Isso me deixa muito mal.

Fonte: G1

Priscila Gonzalez Cuozzo

Priscila Gonzalez Cuozzo é graduada em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC e em Psicologia pela Yadaim. Advogada e Consultora Jurídica atuante nas áreas de Direito Administrativo, Tributário e Cível Estratégico em âmbito nacional. Autora de artigo sobre Visual Law em obra coletiva publicada pela editora Revista dos Tribunais, é também membro do capítulo brasiliense do Legal Hackers, comunidade de inovação jurídica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo