Noticias

1º condenado do 8/1 tem 10 boletins de ocorrência em sua cidade natal; veja quais são os crimes

Vizinhos relatam comportamento violento de Aécio Pereira, ex-síndico e acusado de golpe contra patrimônio público

A figura de Aécio Pereira, primeiro condenado do 8/1, vem causando grande repercussão nos últimos tempos, sendo associado a tentativas de golpe e destruição do patrimônio público. Porém, parece que o seu histórico de violência já é conhecido entre os vizinhos de seu condomínio em Diadema, Grande São Paulo, onde atuou como síndico. Segundo relatos, Aécio teve pelo menos 10 boletins de ocorrência registrados contra ele por moradores, alegando agressão verbal, homofobia, intolerância religiosa e até furto.

No episódio transmitido do Fantástico deste domingo (17), depoimentos de vizinhos descrevem a postura violenta e amedrontadora do ex-síndico. Uma professora, preferindo manter sua identidade em sigilo, relatou suas experiências com Aécio, que vive no andar abaixo do seu.

Condenado
Imagem: GZH

Leia Mais:

Crimes contra a humanidade: você sabe exatamente o que é o Tribunal de Haia?

Com apoio da Interpol, Europa se uniu para esclarecer assassinatos de 22 mulheres

1º Condenado de 8/1: Aécio Pereira e um histórico de violência

Antes síndica do prédio, a professora registrou boletins de ocorrência contra Aécio por injúria, calúnia, difamação e perturbação da tranquilidade. Segundo ela, Aécio ameaçava abertamente quem cruzasse seu caminho, além de manipular psicologicamente algumas pessoas. As agressões, no entanto, não se limitavam apenas a palavras. Há relatos de agressões físicas perpetradas por Aécio.

Durante seu mandato de 8 anos como síndico, Aécio foi alvo de denúncias de violência e ameaças gravadas em pelo menos 10 boletins de ocorrência. Em uma destas ocorrências, uma moradora o acusa de furto de celular, em incidente ocorrido em 2018.

Os documentos obtidos pelo Fantástico também apresentam relatos de insultos, intolerância religiosa e comportamento homofóbico vindos de Aécio, condenado pelo STF.

Vando Estrela, outro morador do condomínio e ex-amigo de Aécio, também relata experiências negativas com ele. Vando explica que a amizade de ambos se desfez quando Aécio tomou conhecimento de suas convicções políticas, iniciando uma sequência de ofensas, debates ideológicos e até agressões homofóbicas.

Além de ser o primeiro réu condenado pelo STF, Aécio também é acusado de insultar algumas das mulheres do condomínio com ofensas misóginas e machistas.

Atualmente com 51 anos e pai de dois filhos, Aécio trabalhou por 28 anos como técnico da Sabesp, a empresa paulista de saneamento. Segundo a companhia, ele não possui histórico de processos disciplinares e foi demitido três dias após os atos que levaram as acusações de golpismo contra ele.

O advogado de Aécio, Sebastião Coelho, defende que seu cliente não tenha cometido nenhum crime. Mais detalhes poderão ser encontrados na reportagem em vídeo disponível no site do Fantástico. Ouça também o podcast sobre o episódio para uma análise mais aprofundada do caso.

Fonte: G1.Globo

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo