NoticiasDireito Penal Eleitoral

Empresário que “lambeu arma” em apoio a Bolsonaro é preso

Após o vídeo do empresário José Sabatini, de 71 anos, lambendo uma arma em apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro, viralizar nas redes sociais, ele foi preso na cidade de Artur Nogueira, Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo.

Ele teria ameaçado um advogado na cidade com uma faca, e acabou sendo preso em flagrante.

Empresário lambe cano de arma em vídeo para apoiar Bolsonaro

O vídeo em que aparece lambendo o cano de uma arma dentro de seu carro em São Paulo, rendeu à Sabatini uma investigação da Polícia Civil. 

Sabatini aparece sentado dentro do veículo e diz: “Bolsonaro, aqui ó”, e lambe o cano da espingarda. 

Em seguida, Sabatini “manda” o presidente Jair Bolsonaro aplicar um golpe de Estado.

Bolsonaro, estamos juntos aqui na luta. Vou mandar um recado pra você (…). Um recado não, é uma ordem que eu estou te dando. Na hora que colocar a faixa de vencedor das eleições, você vai dar um golpe no Congresso e no Supremo”.

Na ocasião, ele pediu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) dê um golpe no Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, o que configura um ato contra a democracia. 

empresário
Imagem: UOL

O caso e a conduta do empresário são investigados pelo 3° Distrito Policial e pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), paralelamente. 

No mesmo dia em que a investigação foi instaurada, a Polícia apreendeu uma espingarda e um revólver do empresário. Ele é investigado por suspeita de ter cometido o crime de porte ilegal de arma de fogo e incitação ao crime.

José Sabatini também foi investigado, até julho do ano passado, por um vídeo em que apareceu armado e fez ameaças ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o G1, o empresário ainda responde a um processo civil por injúria movido pelo ex-presidente Lula, que entrou com uma ação de indenização por dano moral.

Confira o vídeo abaixo:

Fonte: CBN Campinas

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo