Noticias

Chacina de Saudades revoltou o Brasil; relembre o caso

Julgamento da chacina em creche de Santa Catarina termina com condenação de mais de 300 anos ao acusado

Um veredito foi finalmente alcançado após dois dias de tensão no Fórum de Pinhalzinho, Santa Catarina. O responsável pelo ataque em uma creche na cidade de Saudades em 4 de maio de 2021 foi condenado a 329 anos e quatro meses de prisão, segundo o que foi divulgado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na noite de quinta-feira, 10. O crime chocou o país pela brutalidade: foram duas professoras e três bebês de menos de 2 anos mortos, além de uma outra criança de 2 anos que sobreviveu ao ataque.

O acusado, que estava preso preventivamente desde o dia da chacina, foi denunciado por 19 crimes de homicídio, entre consumados e tentados. A sentença foi lida pelo juíz Caio Lemgruber Taborda, gerando uma mistura de tensão e alívio entre as pessoas presentes na sessão. O réu também foi condenado ao pagamento de indenização às vítimas, com valores que variam de R$ 40 mil a R$ 500 mil. A decisão ainda cabe recurso.

canalcienciascriminais.com.br acusado por ataque brutal em creche de santa catarina e condenado a mais de 300 anos de prisao fabiano
Chacina de Saudades revoltou o Brasil; relembre o caso 3

LEIA MAIS:

Golpe com documentos de mortos e cartões clonados: entenda exatamente o crime praticado por médico assassinado

STM condena militares da Marinha por abuso sexual de pesquisadora na Antártica

Como foi o julgamento do autor da chacina?

O julgamento, realizado em júri popular, começou na quarta-feira, 9. Durante os dois dias de julgamento, uma série de testemunhos e evidências foram apresentados. Entre eles, foram ouvidas três vítimas, três testemunhas de acusação e três testemunhas de defesa. O conselho de sentença contou com a presença de seis mulheres e um homem. Com 145 perguntas explicadas pelo juiz para resposta dos jurados, as opções entre ‘sim’ e ‘não’ foram utilizadas para embasar a elaboração da sentença. As qualificadoras de motivo torpe, uso de meio cruel e emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas foram reconhecidas pelo conselho.

Qual o impacto na comunidade?

Apesar da condenação, as marcas do ocorrido seguem profundas na comunidade de Saudades. Uma das vítimas da chacina, que preferiu não ser identificada, mencionou em seu depoimento que a condenação não traz as crianças e colegas de volta nem apaga as memórias terríveis, mas traz uma sensação de segurança para o convívio dos moradores. “A Justiça foi feita… Precisamos observar nossas crianças e adolescentes para auxiliá-los em dificuldades emocionais e psicológicas, para um convívio social mais saudável e harmonioso”, desabafou.

chacina
Chacina de Saudades revoltou o Brasil; relembre o caso 4

Como foi o crime?

Na manhã do dia 4 de maio de 2021, ele entrou na creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades, munido com uma adaga, espécie de espada. Ele atacou brutalmente uma professora de 30 anos, que mesmo estando gravemente ferida, correu para uma sala onde estavam quatro crianças e uma funcionária da escola, na tentativa de alertar sobre o perigo. O rapaz não parou e continuou o seu ataque na sala, matando a professora, duas meninas de menos de 2 anos e a funcionária. Uma terceira criança, também de menos de 2 anos, foi socorrida a tempo e sobreviveu a chacina.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo