ArtigosAdvocacia CriminalCriminologiaDireito PenalDireitos HumanosNoticiasVitimologia

Casal relata ter sido vítima de homofobia e racismo

Um homem identificado como Daniel Ciro Silva Rocha foi detido por guardas municipais, suspeito de cometer racismo, homofobia e agressão contra Moisés do Nascimento Lopes, comunicador e influenciador e contra o coordenador de suprimentos Thiago Souza dos Santos na saída do Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo os homens, eles foram atacados por Daniel com homofobia e racismo:

Ele gritava, gritava e gritava: vocês são gays, vocês são veados, vocês têm que morrer, você é macaco.Nós não o conhecemos, nunca nos vimos. E se a gente estivesse com os nossos sobrinhos? A agressão foi gratuita.

Moisés contou que chegou às vias de fato com o agressor para tentar defender Thiago:

Meu esposo foi agredido tanto verbalmente, como fisicamente. O rapaz chegou dando uma cotovelada. Eu não pensei duas vezes em defendê-lo.No momento que ele bateu, eu acabei tentando proteger o rosto pra não tomar um soco no rosto. Na sequência, eu já caí no chão, meio atordoado.

Daniel negou que cometeu racismo e homofobia contra os dois homens ao se deparar com a Polícia Militar e da Guarda Municipal, afirmando que não se lembrava de nada. No entanto, o agressor teve que ser contido pelas autoridades, até mesmo com o uso de algemas.

O suspeito alegou que teve um surto psicótico e que faz uso de medicação controlada.

Os três homens foram levados para a 44º DP em Inhaúma e encaminhados ao Hospital Municipal Getúlio Vargas, na Penha. Daniel bateu a própria cabeça na parede da delegacia e se feriu. Moisés, por sua vez, fraturou a mão e precisará de cirurgia. Thiago teve ferimentos nas mãos e no peito. A ocorrência, afinal, foi registrada na 21ºDP (Bonsucesso). 

Nesta última delegacia, Daniel contou que mora no Complexo do Alemão, é usuário de drogas e teve um surto psicótico.

Fonte: G1

Priscila Gonzalez Cuozzo

Priscila Gonzalez Cuozzo é graduada em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC e em Psicologia pela Yadaim. Advogada e Consultora Jurídica atuante nas áreas de Direito Administrativo, Tributário e Cível Estratégico em âmbito nacional. Autora de artigo sobre Visual Law em obra coletiva publicada pela editora Revista dos Tribunais, é também membro do capítulo brasiliense do Legal Hackers, comunidade de inovação jurídica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo