Noticias

Skatista que sofreu injúria racial de militar se manifesta

O skatista e professor de skate Jagner Macedo Santos (33) que foi xingado de “preto de merda” por um oficial da Marinha no último dia 2 no Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, declarou ser inaceitável o que sofreu. 

Após os vídeos que registraram o ocorrido, gravados por testemunhas que estavam no local, serem bastante compartilhados nas redes sociais, o caso ganhou grande repercussão.

Jagner afirmou que após ser ofendido pelo ciclista, os presentes o perseguiram e o agrediram até a sua própria intervenção:

Depois [Joanesson] tentou correr. E aí o pessoal que estava andando ao redor segurou ele. Ele não conseguiu correr. O pessoal ainda tentou bater nele. Eu ainda fui lá e tirei o pessoal, falei: ‘Não bate nele’.

O professor de skate contou, ainda, que o ciclista tentou intimidá-lo, afriamndo ser policial:

Tipo… século 21, racismo, por cor. Ainda mais vindo de um Oficial da Marinha, ele é um tenente, capitão da marinha. Lamentável.

Após o ocorrido, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), chamada para atender a ocorrência, conduziu Joanesson e Jagner à Delegacia do 27º Distrito Policial (DP), no Campo Belo, onde os policiais civis analisaram os vídeos e ouviram a vítima e o agressor.

O oficial, então, foi preso em flagrante por injúria racial.

Advogado de skatista se manifesta

Luciano Santoro, o advogado da vítima, afirmou: 

O vídeo é claro ao demonstrar que esse autor do fato, um capitão-tenente da Marinha, aproxima-se de bicicleta, e, por duas vezes, ofende o professor dizendo: ‘preto de merda’, e tenta fugir, sendo contido pelos populares. Por isso ele [Joanesson] foi preso em flagrante delito e está sujeito a uma pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa.

lEGBip h MZBsUM8Hwx3w0i4coUDw1k3qrDI15esOs4boFyemG6l8oX8rPJqrYzEjhXfPWozDu6NLzeMw32wBtCzZ7FFX63IubARKlUc9fb7helT2OxJW3Ph5mSFXXrperH83FzIHiqWxA2fx

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/09/05/pra-mim-isso-e-inaceitavel-diz-skatista-sobre-ter-sido-xingado-de-preto-de-merda-por-oficial-da-marinha-em-sp-veja-video.ghtml

Priscila Gonzalez Cuozzo

Priscila Gonzalez Cuozzo é graduada em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC e em Psicologia pela Yadaim. Advogada e Consultora Jurídica atuante nas áreas de Direito Administrativo, Tributário e Cível Estratégico em âmbito nacional. Autora de artigo sobre Visual Law em obra coletiva publicada pela editora Revista dos Tribunais, é também membro do capítulo brasiliense do Legal Hackers, comunidade de inovação jurídica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo