NoticiasDireito Penal Eleitoral

Douglas Garcia é denunciado por difamação contra jornalista Vera Magalhães

O Ministério Público Eleitoral denunciou o deputado estadual, e atualmente candidato a deputado federal, Douglas Garcia pelo crime de difamação, previsto no artigo 325 do Código Eleitoral. A denúncia foi oferecida ao TRE/SP e se refere ao caso contra a jornalista Vera Magalhães.

A conduta do denunciado ocorreu em debate entre candidatos ao governo do Estado de São Paulo organizado pela TV Cultura, Folha de São Paulo e Uol, em 13/9, nas dependências do Memorial da América Latina.

O caso tramita em segredo de justiça.

garcia
Imagem: AL.SP

O ocorrido no debate também está sendo apurado pelo Conselho de Ética da Alesp e o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, solicitou que a Procuradoria Eleitoral de SP também apure o ocorrido. 

Deputado Douglas Garcia ofende jornalista Vera Magalhães

Na madrugada do dia 14 de setembro, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) ofendeu a jornalista Vera Magalhães, após o debate da TV Cultura desta terça-feira (13).

Vera, que é colunista do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, estava na área reservada para jornalistas quando foi abordada por Douglas Garcia.

O deputado se aproximou da jornalista e disse que ela é “uma vergonha para o jornalismo” e a intimidou logo em seguida, questionando se ela havia recebido dinheiro para falar mal do presidente da República. A frase é a mesma usada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a jornalista durante o debate da Band entre candidatos à Presidência, em debate presencial, no dia 28 de agosto. 

Em seu perfil nas redes sociais, Douglas Garcia divulgou um vídeo no qual negou ter agredido a jornalista. O deputado ainda enunciou informações falsas sobre o “salário de Vera da Fundação Padre Anchieta”.

Segundo a jornalista, ainda durante o debate, o parlamentar começou a gravá-la, sem a autorização dela. No momento da confusão, Leão Serva, apresentador do debate, pegou o celular do deputado e o arremessou longe.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o apresentador afirma que o assédio do parlamentar a jornalista é antigo e que tomou tal atitude na intenção de conter o político.

Douglas Garcia estava no debate a convite de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Tarcísio foi ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro.

Fonte: Migalhas

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo