Noticias

Governo do RJ alega não ter previsão para instalar câmeras em fardas policiais

O ministro Edson Fachin, do STF, havia proferido decisão no último dia 22 de dezembro, determinando que o governo do estado do Rio de Janeiro apresentasse no prazo de cinco dias, um cronograma para a instalação e o funcionamento de câmeras nas fardas e viaturas dos agentes de unidades especiais das polícias (Bope e Core) e dos batalhões com maiores índices de letalidade policial.

O governo carioca, no entanto, informou à Suprema Corte que ainda não tem um prazo definido para cumprir a exigência solicitada pelo ministro.

governo
Polícia carioca se manifesta contrária a câmaras em fardas. Imagem: CNN

Governo carioca afirma que sistema de gravação ainda está em fase de licitação

O governo do Rio de Janeiro informou, que por meio de ofício, a Polícia Militar carioca esclareceu que todos os batalhões convencionais já estão com o equipamento instalado, no entanto, a implantação dos sistemas de gravação de áudio e vídeo ainda está em fase de licitação.

A PM também ressaltou que é contra a instalação dos aparelhos, com a justificativa de que os policiais participam de ações sigilosas, e que a gravação poderia revelar aos criminosos táticas usadas pela PM e colocar os agentes em risco de vida. A Polícia Civil também se manifestou de forma contrária à implantação das câmeras e sugeriu um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

O uso das câmeras nos equipamentos utilizados pela polícia do Rio de Janeiro foi um dos compromissos assumidos pelo governador Cláudio Castro, no Plano de Redução da Letalidade Policial, apresentado ao Supremo Tribunal Federal no último dia 16.

Fonte: Conjur

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo