NoticiasDireito Penal

MPF pede inquérito no STF para apurar condutas de Ibaneis e Torres

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB), Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do DF; Fernando Oliveira, secretário interino da SSP-DF; e Fábio Augusto, ex-comandante da Polícia Militar do DF (PMDF) sejam investigados em um novo inquérito referente aos atos antidemocráticos registrados no último domingo, 8 de janeiro.

No requerimento, o MP afirma que houve omissão das forças de segurança do DF diante dos atos antidemocráticos, com invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.

MPF pediu ao STF que Ibaneis e Torres sejam investigados por atos antidemocráticos

O pedido feito para a Suprema Corte é para instaurar um novo inquérito, voltado apenas para apurar os crimes ocorridos na Praça dos Três Poderes. 

Ainda de acordo com a manifestação, todas as peças envolvendo Ibaneis devem ser transferidas para o novo inquérito.

O texto assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, recomenda que seja determinada a autuação de novo inquérito para apuração dos crimes ocorridos em 8 de janeiro. 

Para ela, há indícios de “atuação criminosa” por parte de Ibaneis, Anderson, Fernando e Fábio.

A vice-procuradora ainda afirmou que Ibaneis, “mesmo ciente do iminente risco e tendo o dever de adotar providências para evitar os fatos do dia 8 […], na véspera dos fatos, dia 7 de janeiro de 2023, havia liberado manifestações na Esplanada dos Ministérios”.

Ela também cita o áudio em que Fernando, na condição de secretário interino, tranquilizou Ibaneis sobre as manifestações.

Fonte: Migalhas

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo