Noticias

‘Sheik dos Bitcoins’ é preso em operação da Polícia Federal

Conhecido como “Sheik dos Bitcoins, o empresário Francisley Valdevino da Silva foi preso em Curitiba na última quinta-feira (3), durante uma operação da Polícia Federal. O Sheik é suspeito de comandar fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas.

sheik
“Sheik dos Bitcoins é preso pela polícia federal. Imagem: Portal do Bitcoin

A prisão do Sheik dos Bitcoins

A Polícia Federal informou que a prisão preventiva do empresário foi decretada depois que ele descumpriu as medidas cautelares diversas da prisão que a justiça havia determinado. Além do cumprimento de prisão, a PF também cumpriu dois mandados de busca e apreensão.

O Sheik dos Bitcoins é acusado de chefiar um esquema criminoso envolvendo operações com criptomoedas, mas respondia em liberdade sob restrições, como a determinação de que ele não poderia continuar a administrar as empresas ou fazer gestão envolvendo interesses do grupo econômico dele.

De acordo com a PF, Francisley estava realizando encontros frequentes na casa dele, em Curitiba, com funcionários das empresas investigadas. Dentre eles, a gerente financeira do grupo e o responsável pelo design gráfico das plataformas virtuais criadas pelo investigado para prática das fraudes.

Segundo a polícia, os encontros frequentes entre o empresário e esses funcionários demonstrou que “a organização criminosa continuava ativa e promovendo atos criminosos”.

As autoridades policias já haviam feito outros dois pedidos de prisão preventiva contra o suspeito. Mas inicialmente o juiz Paulo Sergio Ribeiro havia entendido que Francisley não representava “risco à vida e integridade física de testemunhas” e que não ficou demonstrado pela polícia que “as atividades de captação de recursos de investidores ainda estavam ocorrendo”.

O Sheik dos bitcoins fez diversas vítimas desde o ano de 2016. Ele se apresentava dizendo ter vasta experiência no mercado de tecnologia e criptoativos, além de possuir uma grande equipe que faria operações de investimento com as criptomoedas para gerar lucros, de acordo com a investigação.

Dentre as vítimas do empresário estão famosos como Sasha Meneghel, que segundo a polícia, teve um prejuízo de aproximadamente R$1,2 milhão.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo