‘Uma coisa inacreditável’: diz Bolsonaro sobre invasões de 8 de janeiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou com apoiadores em Orlando (EUA), onde passa alguns dias com a família.
“Lamento o que aconteceu dia 8, uma coisa inacreditável. Mas no meu governo, o pessoal aprendeu o que é política, conheceu os poderes, começou a dar valor à liberdade. Eu falava para alguns sobre a liberdade, e eles diziam que era igual ao sol, nasce todo dia, mas não é bem assim não. A gente acredita no Brasil”
Ex-presidente Bolsonaro comenta ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro
A fala do vídeo contrasta com postagem feita em rede social do ex-presidente e com discursos propagados por seus apoiadores.
Na sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) incluiu o ex-presidente na investigação da autoria dos atos golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
A Corte acatou pedido da Procuradoria-Geral da República, cujo entendimento é de que o ex-presidente é suspeito de incitar o crime após ter postado vídeo questionando as eleições dias depois dos ataques antidemocráticos.
Três horas depois, ele deletou a publicação. Moraes determinou que a Meta, dona da rede social, preserve o vídeo publicado e apagado por Bolsonaro no Facebook para aferir o alcance da postagem e sua autoria.
Moraes também apontou que Bolsonaro reiteradamente incorre em condutas investigadas em outros inquéritos, como o das milícias digitais antidemocráticas.
Fonte: Yahoo