NoticiasDireito Penal

‘Uma coisa inacreditável’: diz Bolsonaro sobre invasões de 8 de janeiro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou com apoiadores em Orlando (EUA), onde passa alguns dias com a família. 

“Lamento o que aconteceu dia 8, uma coisa inacreditável. Mas no meu governo, o pessoal aprendeu o que é política, conheceu os poderes, começou a dar valor à liberdade. Eu falava para alguns sobre a liberdade, e eles diziam que era igual ao sol, nasce todo dia, mas não é bem assim não. A gente acredita no Brasil”

Ex-presidente Bolsonaro comenta ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro

A fala do vídeo contrasta com postagem feita em rede social do ex-presidente e com discursos propagados por seus apoiadores. 

Na sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) incluiu o ex-presidente na investigação da autoria dos atos golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. 

A Corte acatou pedido da Procuradoria-Geral da República, cujo entendimento é de que o ex-presidente é suspeito de incitar o crime após ter postado vídeo questionando as eleições dias depois dos ataques antidemocráticos.

Três horas depois, ele deletou a publicação. Moraes determinou que a Meta, dona da rede social, preserve o vídeo publicado e apagado por Bolsonaro no Facebook para aferir o alcance da postagem e sua autoria. 

Moraes também apontou que Bolsonaro reiteradamente incorre em condutas investigadas em outros inquéritos, como o das milícias digitais antidemocráticas.

Fonte: Yahoo

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo