Noticias

Desembargadora do TRF-2 é candidata a vaga no STF, segundo jornal

O Supremo Tribunal Federal abrirá uma nova vaga em outubro deste ano, de 2023, quando irá aposentar a ministra Rosa Weber. Entre os fortes candidatos para ocupar o lugar da ministra, é a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Simone Schreiber. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

desembargadora
Simone Schreiber, candidata a vaga de ministra do STF

Conheça a desembargadora que tem nome quotado para ministra do STF

As vagas para o cargo de ministro da Suprema Corte são indicados pelo presidente da república e submetidos a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, precisando ser aprovado pelo Plenário da casa.

Um dos nomes citados para substituir a ministra Rosa Weber vem sendo a desembargadora Simone Schreiber, que atualmente exerce a função de Diretora-geral do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Simone também é Doutora em Direito Público e mestre em Direito Constitucional, ela afirma se dedicar ao estudo da liberdade de expressão e da influência da imprensa em julgamentos de grande repercussão, temas de seu livro A Publicidade Opressiva de Julgamentos Criminais.

Segundo a Folha de São Paulo, além de Simone Schreiber, também têm chances de indicação ao Supremo as advogadas Caroline Proner e Dora Cavalcanti. No entanto, ainda não é certo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicará uma mulher para a vaga de Rosa Weber.

Além da indicação para a sucessão de Rosa Weber, o chefe do executivo também indicará outro nome ao Supremo ainda este ano, no mês de maio, quando irá aposentar o ministro Ricardo Lewandowski, que completará 75 anos.

Fonte: Conjur

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo